Foi com um trecho da música do rapper porto riquenho Bad Bunny que o coordenador da Comissão de Residência Multi e Uniprofissional em Saúde (Coremu), Luiz Fernando Alvarenga, resumiu o clima de coleguismo da formatura da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde e de conclusão dos Programas de Piccap do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA):
Gente, eu amo vocês pra caramba, amo vocês
Obrigado por estarem aqui, sério mesmo
Pra mim é muito importante que vocês estejam aqui
Cada um de vocês significa muito pra mim
Então, vamos tirar uma foto, venham pra cá
Entra todo mundo, a galera toda, vamos
Nesta quinta-feira (26), 53 formandos receberam os diplomas de Residência nas áreas de Atenção Básica, Adulto Crítico, Atenção Cardiovascular, Análises Clínicas, Atenção à Saúde da Criança, Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Atenção à Saúde Mental, Clínica Cirúrgica, Controle de Infecção Hospitalar, Enfermagem Obstétrica, Física Médica, Onco-Hematologia e Reabilitação Psicossocial. Os formandos agradeceram aos familiares, professores e preceptores, mas principalmente os pacientes “que, ao nos confiarem suas vidas e histórias, nos ensinaram que o verdadeiro cuidado é a troca, a escuta e a humanidade compartilhada”. Afirmaram que o ciclo iniciado em 2024 os tornou melhores e mais comprometidos: “A excelência no cuidado é o nosso compromisso inegociável”, disseram os oradores Ana Paula Reis da Silveira e Pedro Verçosa.
A fala do coordenador da Coremu ressaltou a diversidade de conhecimentos desses programas. “Cada profissão fortalece o SUS. O cuidado integral do paciente não tem dono, ele é feito dos fazeres e saberes de todas as profissões”, afirmou Alvarenga. A diretora de Ensino, Luciana Cadore Stefani, também destacou a complexidade dos programas de residência. “Parte do título de melhor hospital público da América Latina do HCPA se deve aos programas da residência. Temos títulos, então nos cobram mais, e precisamos entregar mais para a sociedade”, afirmou.
Já os ritmos africanos deram o tom da cerimônia no momento da conclusão dos Piccaps - cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo HCPA. Quatro alunos vieram de Angola e Moçambique para complementar os estudos. Dirigindo-se a eles, o diretor-Presidente, Brasil Silva Neto, disse esperar que tenham encontrado o respeito, o acolhimento e a formação que vieram buscar. “Ser técnico não basta para a área da saúde. A gente tem que ter respeito, ética e empatia quando exerce a nossa profissão. O HCPA nunca perde o compromisso com a sociedade, que é formar recursos humanos de alta excelência e capacidade”, disse.
Também estiveram presentes a diretora Administrativa, Ana Paula Coutinho, a diretora de Enfermagem, Eneida Rabelo da Silva e Marcelo Gonçalves, representando a Diretoria Médica.
O álbum completo de fotos da formatura está neste link.

Diretores e formandos na tradicional pose na escadaria. Foto: Clóvis Prates/HCPA


















