Um equipamento desenvolvido por pesquisadores da UFRGS que permite a desinfecção de EPIs, foi doado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e instalado no Centro de Material Esterilizado. A cabine de desinfecção UVC utiliza luz ultravioleta e foi viabilizada através do Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no Combate à Covid-19, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

cme1
Desde a idealização, o protótipo já passou por diversos aperfeiçoamentos e o uso no HCPA, permitirá ainda mais desenvolvimento e qualificação. O equipamento viabiliza a desinfecção dos EPIs em apenas 10 minutos e sua reutilização, com um consumo energético baixo, similar ao de um computador. O projeto foi criado pela Escola de Engenharia, Faculdade de Veterinária e Instituto de Física da universidade, em conjunto com a empresa Brasil Robotics.

whatsapp image 2021 05 26 at 14.38.50