Início do Conteúdo

O Bloco B do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) conta com dois andares especialmente projetados para sediar o Centro de Terapia Intensiva. Porém, com a pandemia da covid-19, emergencialmente foram implantados leitos críticos no térreo, onde a estrutura estava mais finalizada. Nesta semana, as instalações técnicas do 7º andar foram concluídas e os pacientes começaram a ser transferidos para o novo espaço na terça-feira (16).

whatsapp image 2020 06 18 at 16.36.47

O ambiente comporta 45 leitos, cada um em um box separado dos demais, oferecendo maior privacidade e permitindo qualificar ainda mais o atendimento prestado. Os pacientes internados no térreo estão sendo analisados caso a caso para definir se a transferência pode ser feita com segurança, seguindo critérios técnicos.

whatsapp image 2020 06 18 at 16.36.47 1

O bloco A se comunica com o B através de uma torre, situada na área Norte. O acesso pelo 7º andar  é dedicado exclusivamente ao fluxo de pacientes e já foi aberto. Neste momento não há alteração no número total de leitos oferecidos pelo HCPA, que trabalha para disponibilizar mais unidades. No 6º andar do Bloco B, outro pavimento projetado para CTI, estão sendo realizadas as instalações complementares necessárias para receber leitos de alta complexidades.

Os atendimentos da Emergência Covid permanecem acontecendo no térreo do Bloco B, uma vez que o andar foi planejado para atender ao Serviço de Emergência do HCPA.