Início do Conteúdo

Um passo importante para obtenção do Habite-se dos novos prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi dado: a Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre emitiu o termo de liberação, declarando que a obra de arte instalada nos jardins está de acordo com as exigências da legislação. Agora, a tramitação pela liberação da utilização dos novos prédios seguirá para as próximas etapas legais.

whatsapp image 2019 12 17 at 14.44.54

O artista Ubiratan Fernandes, que produziu e doou a obra Renascer à instituição, entregou a documentação para a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, na terça-feira (17). A instalação artística é toda de metal, com flores que balançam ao vento, e tem 3m de largura por 2,2m de altura. Ubiratan destaca que sua arte poderá ser vista por milhões de pessoas que irão passar pelo hospital nas próximas décadas.

Conforme a Lei Municipal 10.036/2006, todo prédio com mais de 2mil m² deve ter uma obra de arte original em local de visibilidade à população. Para atender à exigência, o HCPA implantou o projeto Arte para Humanização do Ambiente Hospitalar, que  mobilizou  diversos artistas a doarem obras de arte para ornamentação da área interna dos  novos blocos