Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul a realizar o agendamento on-line para doadores de sangue. Desde o início deste mês, o Banco de Sangue oferece o serviço pelo site, acessado pela área do paciente, ou clicando diretamente no link: http://bit.ly/doarvida. O objetivo da nova modalidade é reduzir o tempo de espera dos doadores.

Muitas vezes, a pessoa deixa de doar porque não sabe quanto tempo levará para ser atendida. “Pela forma tradicional, pode demorar de uma a quatro horas, dependendo do movimento. Com o agendamento pelo portal, o doador já fica sabendo, no momento da marcação, quanto tempo precisa para realizar o procedimento”, conta a administradora do Serviço de Hemoterapia e Nefrologia do Clínicas, Marize Leão. Além disso, a expectativa é que, com o acréscimo desta modalidade, o número de doadores aumente e a ação ocorra com mais regularidade.

Somado aos benefícios para o doador e paciente, o modelo de agendamento virtual também é positivo para a instituição. “Têm dias em que estamos com 80 pessoas para fazer a coleta, enquanto em outros, temos apenas dez. Com a marcação on-line, é possível organizar melhor os recursos humanos e financeiros na gestão do serviço”, explica Marize.