Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Tratamento da Dor e Medicina Paliativa atende a pacientes com dores crônicas complexas oncológicas e não oncológicas e presta cuidados paliativos. Os atendimentos são oferecidos a pacientes internados, ambulatoriais, de forma domiciliar e também por meio de consultoria.

Oferece curso de especialização em Cuidados Paliativos e Manejo da Dor com atividades teórico-práticas a enfermeiros, psicólogos, odontólogos,  fisioterapeutas e médicos. Também oferta residência médica em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa.

Coordena o Programa de Cuidados Paliativos composto por equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, representante da área da Bioética, nutricionista, farmacêutico, assistente social e psicóloga. Desenvolve pesquisa clínica junto ao Laboratório de Dor e Neuromodulação do HCPA.

O que nos diferencia

O atendimento é multidisciplinar, integrado aos demais serviços do hospital, tanto na internação, com consultorias, como em nível ambulatorial. Realiza o manejo dos pacientes sem possibilidade de tratamento modificador da doença e oferece  tratamento para dores complexas por meio de técnicas complementares (tais como estimulação transcraniana de corrente contínua, acupuntura neuro-funcional, psico-educação, entre outras). Coordena o Núcleo de Cuidados Paliativos, o qual está vinculado ao Programa de Cuidados Paliativos e conta com programa de curso de especialização e residências em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa.

Nossa equipe

Professores:
Wolnei Caumo - chefe do Serviço de Tratamento da Dor e Medicina Paliativa

Médicos:
Lúcia Miranda Monteiro dos Santos - chefe do Programa e Cuidados Paliativos
Adivanio Cardoso Américo
Alexandre Annes Henriques
Leonardo Monteiro Botelho
Rita Zambonato

O Serviço conta também com médicos residentes e profissionais administrativos.

Contato

Nome: Serviço de Tratamento da Dor e Medicina Paliativa 

Local: Zona 18 – Subsolo – salas 1801, 1803 e 1805

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Telefone: (51) 3359.8492

E-mails:

Administradora: Marize do Socorro Vulcão Leão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Chefia: Wolnei Caumo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)