Início do Conteúdo

O que fazemos

 O Serviço de Neurologia tem como principais atividades a assistência e a pesquisa em patologias clínicas e cirúrgicas que envolvem o sistema nervoso central e periférico. Contamos com grupos específicos de profissionais que trabalham nas diferentes subespecialidades neurológicas, liderados por professores e médicos contratados.

Prestamos atendimento a pacientes nos níveis ambulatorial e hospitalar encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS). Atendemos também pacientes em consultoria quando procuram a Emergência e apresentam sintomas neurológicos. No nível ambulatorial, o paciente é avaliado e, uma vez estabelecidos o diagnóstico e a conduta, este paciente é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para continuidade do atendimento.

O que nos diferencia

O Serviço, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFRGS, é responsável pelo ensino da Neurologia na graduação e na pós-graduação (lato senso e stricto senso nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado). Nossas linhas de pesquisa são na área de envelhecimento, cognição e demência, distúrbios do movimento, esclerose múltipla, epilepsia e neurogenética. O Serviço é centro de referência estadual para demência, estimulação profunda cerebral e toxina botulínica. Contamos ainda com a Unidade de Neurofisiologia, onde realizamos exames como eletroencefalografia, polissonografia e eletroneuromiografia.

Nossa equipe

O Serviço de Neurologia conta com médicos neurologistas, neurofisiologistas e neurointervencionistas, fonoaudiólogos e técnicos em neurolofisiologia. Também trabalhamos na reabilitação fonoaudiológica, fisioterápica, enfermagem e nutricional, com apoio de profissionais destas áreas. Fazem parte ainda do nosso time os médicos residentes e médicos realizando cursos de formação específicos e o pessoal do apoio administrativo. 

Equipe clínica
Alessandro Finkeljstejn
Andrea Garcia Almeida
Artur Francisco Schumacher Schuh - Chefe do Serviço de Neurologia
Bianca Cecchele Madeira
Bruno Fraiman Oliveira
Carine Freitas 
Carolina Torres
Jonas Alex Saute
José Augusto Bragatti - Chefe da Unidade de Neurofisiologia
Lucas Scotta Cabral
Luiz Nelson Fernandes
Maíra Rozenfeld Olchik
Márcia Lorena Chaves
Marino Muxfeldt Bianchin
Mário de Barros Faria
Pablo Brea Winckler
Raphael Castilhos
Renata Gomes Londero
Roberto Rossato
Rosane Brondani
Sheila Ouriques Martins
Suzana Veiga Schönwaldt
Thaís Lampert Monte

Equipe de técnicos da Neurofisiologia
Ana Luiza Louzada
Ana Paula Laurindo
Júlia Lorena Schuster
Léa Fabiana Duarte
Raquel Terezinha Curth
Taíse Judes Donato
Valmir Furquim Prestes

Administrativo
Fernanda Quevedo Carvalho

Contato

Nome: Serviço de Neurologia
Local:
2° andar - sala 2040
Horário:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45

Telefone:
(51) 3359.8182 - Agendamento de exames 

E-mails
Secretária
:
Fernanda Quevedo Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia:
Artur Francisco Schumacher Schuh (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)