Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Hemoterapia garante o suporte transfusional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e realiza procedimentos laboratoriais e terapêuticos. São realizados captação, cadastro, triagem e coleta de sangue dos doadores.

No Setor de Aférese, é realizada a coleta ou remoção de componentes específicos do sangue, tanto de doadores como de pacientes, mediante o uso de equipamento de aférese. Esta tecnologia permite coletar plaquetas, hemácias e células-tronco. Também possibilita a remoção de células e plasma em situações patológicas.

No Laboratório de Sorologia, são realizadas pesquisas para verificar se o doador já teve contato com alguma doença infecciosa potencialmente transmissível por transfusão.

No Setor de Processamento e Armazenamento, separa-se o sangue total doado em componentes específicos por centrifugação. Também são armazenados os hemocomponentes até o momento de transfusão. Os funcionários deste setor também operam a máquina de autotransfusão transoperatória usada em cirurgias com grandes sangramentos.

No Laboratório de Imunohematologia, são identificados grupos sanguíneos e anticorpos contra hemácias presentes nos doadores e nos pacientes. O laboratório realiza também as provas de compatibilidade pré-transfusional.

O Setor de Transfusão Ambulatorial efetua transfusão de pacientes ambulatoriais e sangrias terapêuticas.

O Laboratório de Criobiologia e Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário processa, congela, armazena e distribui células-tronco coletadas de sangue, medula óssea e sangue de cordão umbilical e placentário, usadas em transplante de medula óssea.

O que nos diferencia

Plena capacidade para dar suporte a todos os tipos de transplantes. Maior experiência em aférese terapêutica e não-terapêutica no estado. Único Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público do Rio Grande do Sul.

Nossa equipe

 Leo Sekine - chefe do Serviço de Hemoterapia

Equipe médica:

Dra. Almeri Marlene Balsan - Chefe da Unidade de Processamento de Hemocomponentes
Dra. Clarice Arisio Juckowsky - Coordenadora do Comitê da Qualidade/Hemoterapia
Dra. Juliana Pires Marafon Franz - Chefe da Unidade de Terapia Transfusional
Dra. Viviana Petersen - Coordenadora da Subcomissão de Segurança e Qualidade - Hemoterapia

Professor:
 
Prof. Tor Gunnar Hugo Onsten

A equipe do Serviço de Hemoterapia ainda conta com colaboradores biomédicos, farmacêutico/bioquímicos, biólogos, enfermeiros, assistentes sociais, administradores, técnicos de enfermagem e análises clínicas, e auxiliares administrativos. 

Contato

Nome: Serviço de Hemoterapia

Local: Rua São Manoel, 543 - 2° andar
Horário: atendimento externo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Banco de Sangue: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e sábado, das 8h às 12h (limitado a 80 fichas).


Telefone: (51) 3359.8504


E-mails:
Secretária
: Vanessa de Oliveira Pierozan (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Leo Sekine (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)