Início do Conteúdo

O que fazemos

 O Serviço de Hemoterapia garante o suporte transfusional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e realiza procedimentos laboratoriais e terapêuticos. São realizados captação, cadastro, triagem e coleta de sangue dos doadores.
No Setor de Aférese é realizada a coleta ou remoção de componentes específicos do sangue, tanto de doadores como de pacientes, mediante o uso de equipamento de aférese. Esta tecnologia permite coletar plaquetas, hemácias e células-tronco. Também possibilita a remoção de células e plasma em situações patológicas.
No Laboratório de Sorologia, são realizadas pesquisas para verificar se o doador já teve contato com alguma doença infecciosa potencialmente transmissível por transfusão.
Na Unidade de Processamento e Armazenamento, separa-se o sangue total doado em componentes específicos por centrifugação. Também são armazenados os hemocomponentes até o momento de transfusão. Os funcionários desta Unidade também operam a máquina de autotransfusão transoperatória, usada em cirurgias com grandes sangramentos.
Na Unidade de Terapia Transfusional são identificados grupos sanguíneos e anticorpos contra hemácias presentes os doadores e nos pacientes. A Unidade realiza também as provas de compatibilidade pré-transfusional.
O Setor de Transfusão Ambulatorial efetua transfusão de pacientes ambulatoriais e sangrias terapêuticas.
O Centro de Processamento Celular processa, congela, armazena e distribui células-tronco coletadas de sangue, medula óssea e sangue de cordão umbilical e placentário, usadas em transplante de medula óssea.
O Laboratório de Controle de Qualidade de Hemocomponentes avalia a qualidade dos hemocomponentes, garantindo uma transfusão segura.

O que nos diferencia

 Plena capacidade para dar suporte a todos os tipos de transplantes. Maior experiência em aférese terapêutica e não-terapêutica no estado. Único Centro de Processamento Celular com Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público do Rio Grande do Sul, com selo internacional de Acreditação em terapia celular pela ABHH/AABB.

Nossa equipe

 Professores:

Leo Sekine - chefe do Serviço de Hemoterapia
Tor Gunnar Hugo Onsten

Equipe médica:

Almeri Marlene Balsan - Chefe da Unidade de Processamento de Hemocomponentes
Juliana Pires Marafon Franz - Chefe da Unidade de Terapia Transfusional
Bianca Michel Spindler
Dario Eduardo De Lima Brum
Raquel Cristine Breunig

A equipe do Serviço de Hemoterapia ainda conta com colaboradores biomédicos, farmacêutico/bioquímicos, biólogos, enfermeiros, assistentes sociais, administradores, técnicos de enfermagem e análises clínicas, e auxiliares administrativos.

Contato

Nome: Serviço de Hemoterapia

Funcionamento do Banco de Sangue
Local: Rua São Manoel, 543 - 2° andar

Horário:
Atendimento externo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atendimento doador de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h (limitado a 80 doadores, conforme agendamento prévio da equipe de captação para grupos).

Telefone: (51) 3359.8504

Agendamento de doações on line: https://harding.hcpa.edu.br/RealBlood/AgOnline/

Agendamento e informações sobre doações WhatsApp: (51) 99937.7892

E-mails:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretária
:  Viviane Schettert Theodoro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Leo Sekine (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)