Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Enfermagem Onco-hematológica (Seoh) atende às necessidades específicas de pacientes adultos e pediátricos com doenças onco-hematológicas. É composto por cinco unidades: 




Unidade de Ambiente Protegido

É especializada no atendimento a pacientes com doenças onco-hematológicas. Conta com uma estrutura física própria para o atendimento de pacientes neutropênicos e uma equipe de Enfermagem e multiprofissional especializada no cuidado aos pacientes transplantados, proporcionando um cuidado seguro, integral e humanizado em todas as fases do tratamento. É considerada centro de referência no Sul do Brasil.

Unidade de Quimioterapia

Atende às demandas dos pacientes oncológicos e hematológicos adultos e pediátricos, com cuidados de Enfermagem prestados por uma equipe de enfermeiros especialistas em Oncologia. As orientações do paciente são voltadas à educação em saúde, objetivos do tratamento, prevenção de complicações e minimização de efeitos colaterais. O paciente é acompanhado durante todas as etapas do tratamento pelo enfermeiro.

Radioterapia

É um tratamento que usa radiação ionizante, com o objetivo de atingir células malignas, impedindo sua multiplicação. O atendimento é feito para adultos e crianças, tanto ambulatoriais quanto internados. Também são realizadas avaliações e procedimentos de Enfermagem conforme necessidades específicas dos pacientes oncológicos e hematológicos. A assistência de Enfermagem é focada na orientação do paciente e familiar sobre os objetivos do tratamento, a prevenção de complicações e a minimização de efeitos colaterais. O paciente é acompanhado durante todas as etapas do tratamento radioterápico, com avaliações sistemáticas sobre sua evolução.

 

Hospital-dia (HD)

Presta cuidado ambulatorial intermediário, incluindo procedimentos diagnósticos, terapêuticos e infusões que requeiram a permanência dos pacientes na unidade por um período máximo de 12 horas. Recebe pacientes adultos e pediátricos, transplantados e da Infectologia. Faz a interface com diversas equipes do hospital, dando suporte para o tratamento, que pode ser realizado no nível ambulatorial, mas necessita de cuidados semelhantes ao da internação. A equipe é voltada totalmente para o cuidado seguro e humanizado. 




Unidade de Banco de Sangue

Realiza todo o processo do ciclo do sangue, desde a triagem clínica de doadores de sangue até a disponibilização para a transfusão em pacientes ambulatoriais e internados no HCPA. Também é realizada a coleta de plaquetas para transplante de medula autólogo e alogênico, procedimentos terapêuticos de plasmaferese e transfusões sanguíneas em toda a instituição e no ambulatório transfusional. Além da realização do ciclo do sangue em sua integralidade, ainda são realizadas transfusões, além das coletas de células progenitoras para serem utilizadas em transplantes de medula óssea.

O que nos diferencia

O Seoh tem o compromisso com o cuidado humanizado e a formação de recursos humanos na área de Onco-hematologia. Incluem-se atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do estabelecimento de interface com as diferentes áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento de atividades multidisciplinares. 

Nossa equipe

Profª Anali Martegani Ferreira - chefe do Serviço de Enfermagem Onco-Hematológica (Seoh)

Profª Aline Marques Acosta – Professora Assistente

Enfª Ana Paula Wunder - Chefe da Unidade de Quimioterapia/Radioterapia/Hospital-dia

Enfª Nanci Félix Mesquita -  Chefe da Unidade de Banco de Sangue

Enfª Liselena Carvalho -  Chefe da Unidade de Ambiente Protegido 5ºS

 

O Seoh conta ainda com enfermeiros e técnicos de enfermagem.