Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Enfermagem de Psiquiatria Infantil e de Adição (SEPIA) está localizado no 9º Andar, Ala Sul do HCPA.
O SEPIA é composto pela Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência e pela Unidade de Enfermagem de Adição desenvolvendo ações voltadas para o cuidado, o ensino e pesquisa em saúde.

- Unidade de Enfermagem de Adição (UA)

Internação: presta atendimento a pacientes (unidade masculina) que necessitam de tratamento relacionado aos transtornos aditivos, a partir de atividades individuais e grupais junto à equipe multiprofissional, promovendo a desintoxicação e reabilitação dos indivíduos.

Ambulatório: realiza atendimento a pacientes com problemas relacionados aos transtornos aditivos, ofertando atividades individuais e grupais com vistas à qualidade de vida, adesão ao tratamento, prevenção à recaída, reinserção social e redução de danos.

- Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA)

Internação: presta cuidados a pacientes (crianças e adolescentes) que necessitam de tratamento psiquiátrico relacionado ao sofrimento psíquico e/ou riscos associados, exceto crianças e adolescentes que sejam usuários de substâncias psicoativas . Esse atendimento especializado ocorre a partir da promoção de uma ambiência e de abordagens terapêuticas direcionadas para pacientes e acompanhantes, visando remissão de sintomas e melhoria da qualidade de vida. Destaca-se que a internação é realizada em permanência conjunta da criança e/ou adolescente concomitantemente com familiar/responsável durante 24 horas.

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi): realiza atendimento a pacientes (crianças e adolescentes) e familiares, que necessitam de tratamento psiquiátrico relacionado ao sofrimento psíquico, conforme o território adscrito pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre (Leste/Norte, Partenon/Lomba do Pinheiro e Glória/Cruzeiro/Cristal). Nesse sentido, adotam-se medidas terapêuticas que ajudam o paciente e sua família a compreender e revisar comportamentos que causam sofrimento. A abordagem de Enfermagem, aliada à da equipe multiprofissional no CAPSi, busca promover a saúde, a melhoria da qualidade de vida e uma maior reinserção social.

O que nos diferencia

SEPIA integra a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS), no Programa de Atenção Integral ao Usuário de Drogas (PAIUD), com a participação de enfermeiros na internação e no ambulatório, e conta também com a inserção de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como docentes e tutores do Programa.
Além disso, possui uma enfermeira consultora em dependência química, que atua de maneira articulada e integrada com a equipe multiprofissional, colaborando ativamente no aperfeiçoamento do programa de tratamento na UA.

Outro aspecto relevante é que na UPIA a enfermagem desenvolve um cuidado integrado com a equipe multiprofissional proporcionando atividades como: grupos terapêuticos, assembleias de pacientes/familiares, formação em serviço, acompanhamento de atividades recreativas e pedagógicas.
Cabe destacar que, nesta unidade, o familiar/responsável pela criança e/ou adolescente internado permanece 24 horas acompanhando o paciente.

Nossa equipe

Professores:

Marcio Wagner Camatta - chefe do SEPIA

Simone Algeri - assistente do SEPIA

Márcio Silveira da Silva - chefe da Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência

Marília Borges Osório - chefe da Unidade de Enfermagem de Adição

O SEPIA conta com equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados na área.

Nome: Serviço de Enfermagem de Psiquiatria Infantil e de Adição (SEPIA)

Local: 5º Andar, Diretoria de Enfermagem (DENF)

Telefones: (51) 3359-8601 e (51) 3359-8336

Chefia do Serviço: