Hospital de Clínicas reduz resíduos, racionaliza uso de papel e plástico, adota compras verdes e já realizou mais de 285 mil teleconsultas
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tem reafirmado seu compromisso com a sustentabilidade, adotando medidas que unem eficiência, responsabilidade ambiental e inovação em saúde. Na gestão de resíduos hospitalares, o desempenho do HCPA se destaca frente a instituições de porte semelhante. Entre 2019 e 2023, enquanto a média dos hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados variou de 1,67 a 2,44 kg/paciente dia, o Clínicas registrou índices de 0,82 a 1,92 kg/paciente. Agora, a meta é ainda mais ousada: consolidar um patamar inferior a 1 kg/paciente dia.
O conjunto de iniciativas faz parte do Plano de Logística Sustentável, que marca o compromisso da instituição de aliar discurso e práticas. Nesta semana, a instituição iniciou a distribuição de copos reutilizáveis para a comunidade interna. A medida deve reduzir o consumo de copos descartáveis em 15 mil unidades por semana.
Outra frente é o uso racional de papel. Somente na Emergência, o projeto Desimprime evitou mais de 53 mil impressões em dois meses, uma redução de 41,4% em relação ao ano anterior. Na Creche mantida pela instituição, a redução chegou a 67%, um resultado que também inspira as crianças a desenvolverem desde cedo a consciência sobre a importância da sustentabilidade ambiental. Com a digitalização de processos prevista para a partir de outubro, a expectativa é de reduzir ainda mais o uso de papel.
No campo da inovação digital, as teleconsultas são um exemplo de impacto direto na vida das pessoas e no meio ambiente. Desde 2020, o HCPA já realizou 285.932 atendimentos remotos, sendo 37.700 de janeiro a setembro de 2025. “Esse volume representa não apenas a ampliação do acesso à saúde, mas também menos deslocamentos de pacientes, menos veículos em circulação, redução do consumo de combustíveis, da emissão de poluentes e do risco de acidentes de trânsito”, explica a assessora adjunta da Diretoria Administrativa, Caroline Ziani Dalla Pozza.
O Clínicas inovou ao implantar teleconsultas na pandemia e hoje oferece videochamadas diretamente pelo aplicativo Meu Clínicas, no dispositivo do paciente, trazendo comodidade, segurança e sustentabilidade ao cuidado em saúde. Além disso, o hospital também avança em compras verdes, incorporando ao catálogo itens de saúde e engenharia que geram menor impacto ambiental. Em 2024, o catálogo de compras verdes contava com 385 ítens. Agora, já são mais de 4.850.
Para Caroline, é a soma de ações que traz impacto positivo. “Do descarte correto à consulta online, do uso racional de recursos às escolhas de compras, o Clínicas mostra que é possível cuidar da saúde das pessoas e do planeta ao mesmo tempo”, afirma.



Fotos: Clóvis Prates/HCPA


















