Quase 170 mil pacientes foram atendidos pela instituição em 2024
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) completa 54 anos de atividades no sábado, 19 de julho. Fornecer assistência de qualidade, formar profissionais de saúde comprometidos e competentes e promover pesquisa e inovação continuam fazendo parte da missão do Clínicas.
Em 2024 foram realizadas 554 mil consultas, sendo 10% delas online por meio do aplicativo Meu Clínicas. Também foram feitos mais de 3,4 milhões de exames, um recorde, em exatos 169.129 pacientes. A diversidade de situações clínicas atendidas, abrangendo diferentes CID´s (Classificação Internacional de Doenças), também é expressiva: 3.723 códigos diferentes foram registrados nesse ano.
O HCPA é o único hospital acadêmico do país com acreditação internacional da Joint Commission International e o maior prestador de alta complexidade do SUS no Rio Grande do Sul. Colabora com mais de 80 projetos estratégicos do SUS e, no último ano, investiu R$ 74,6 milhões em melhorias e novas tecnologias.
No âmbito da pesquisa, também 2024 superou o ano anterior em número de projetos ativos, grupos de pesquisa atuantes e artigos publicados. As pesquisas realizadas aqui já foram publicadas nos periódicos mais prestigiados do mundo, como Science e Nature. No campo da inovação, em breve deve ser inaugurado o Parque Tecnológico HCPATec, que nasce para criar soluções que transformem a assistência à saúde. No Ensino, destaque para a implantação dos cursos da American Heart Association (AHA) e da Especialização em Fisioterapia Hospitalar, e para a melhoria da estrutura do Centro de Simulação.
“O Clínicas sempre buscou retornar para a nossa sociedade, em todos os seus níveis de atuação, o que nele é investido” afirma o diretor-presidente, Brasil Silva Neto.
Abaixo, outros números relevantes dos atendimentos:
50 mil cirurgias e procedimentos
3.782.910 exames
34.130 internações
554.480 consultas
3.051 mil partos
483 transplantes
1630 projetos de pesquisa ativos
697 artigos científicos publicados por nossos pesquisadores
71 grupos de pesquisa
Fotos: Clóvis Prates/HCPA