Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é referência na área de transplantes e captação de órgãos. De janeiro a abril de 2025, a instituição realizou 182 transplantes, oferecendo esperança e uma nova chance de vida para quem precisa. O time do Clínicas é composto por profissionais altamente qualificados e conta com infraestrutura e tecnologia avançadas, o que permite a realização de procedimentos complexos com segurança e eficácia. 

O coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), professor Paulo Carvalho, comenta que: “os transplantes de órgãos vem sendo uma alternativa terapêutica muito importante nos últimos anos, que salvam e melhoram a qualidade de muitas vidas, porém, só é possível caso haja doadores, e captar e estimular doações é o trabalho da Cihdott”. O professor explica que há dois tipos de doações: inter vivos, apenas órgãos duplos e para parentes próximos, e pós morte, podendo ser realizado somente com óbitos de morte encefálica.

Ele enfatiza a importância de conversar com a família sobre se tornar um doador, pois pela legislação, cabe a ela a decisão final sobre doar ou não os órgãos.