As emergências do HCPA são dedicadas a casos graves, com risco à vida, conforme organização da rede pública de saúde
As emergências adulta e pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) retomam o atendimento normal a partir da próxima segunda-feira (17), às 7h. Durante o período de obras, foram realizados o reparo do piso e contrapiso, a instalação da tubulação de espera para um novo angiógrafo e a reestruturação da sala de triagem de pacientes, além da limpeza periódica dos dutos de ar-condicionado. A obra foi concluída dentro do prazo previsto e sem intercorrências.
Mesmo durante a reforma, o HCPA manteve a assistência aos casos encaminhados pelo SAMU municipal e estadual. Durante a restrição, o Clínicas inclusive aumentou o número de atendimentos aos acessos impositivos e “vaga zero” - situações em que há admissão de pacientes em estado crítico ou com necessidade de atendimento de alta complexidade, mesmo quando não há leitos disponíveis - em relação aos períodos anteriores.
O HCPA desempenha papel fundamental no atendimento de casos graves com risco à vida, como AVC, infarto, cirurgias de urgência, pacientes oncológicos e transplantados, e na pediatria casos como febre alta persistente por várias horas (acima de 39ºC), respiração ofegante, bronquiolite, asma. Por isso, o hospital reforça que casos mais simples devem buscar primeiro atendimento nos postos de saúde ou UPAs, conforme o fluxo da rede pública.
O Hospital de Clínicas agradece a compreensão da população durante este período e reforça o compromisso com a rede de saúde, garantindo atendimento seguro e de qualidade. O plano de contingência foi cuidadosamente executado para manter os atendimentos de casos graves, contando com a reorganização das equipes. O trabalho em conjunto e a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde foram essenciais para o sucesso desta operação