A partir desta segunda-feira (17), uma nova subestação de energia elétrica atenderá o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Campus Saúde da UFRGS, permitindo, ainda, a ampliação da disponibilidade de energia na região. A subestação de 69 kV tem investimento de mais de R$ 35 milhões e foi construída pela Tecnova Energia, fiscalizada pela Montax Engenharia do Proprietário e acompanhada pela CEEE, que passa a ser a responsável pela operação e manutenção de parte das instalações.

entrega da subestacao ceee hcpa ufrgs 1

“A estrutura prevê redução de cerca de 20% no custo - economia de R$ 300 mil por mês - e diminuição da frequência e do tempo das faltas de energia”, destaca o diretor administrativo do HCPA, Jorge Bajerski. No ambiente hospitalar, a obra contribuirá para que procedimentos, exames e outros processos críticos não precisem ser interrompidos e nem haja perda de medicamentos ou de amostras de pesquisa armazenadas em freezers e geladeiras por faltas de luz. A nova subestação permitirá, ainda, o aumento do consumo de energia, necessário para a ocupação plena dos Blocos B e C, viabilizando, a abertura de mais áreas nos novos prédios.

“A confiabilidade da tecnologia Gas Insulated Substation (GIS) - subestação compacta e isolada a gás SF6 - garantirá, além de melhor atendimento ao Clínicas e à UFRGS, aumento na disponibilidade de energia para os clientes daquela região”, analisa o chefe da Divisão de Serviços da Transmissão da CEEE Distribuição, Fernando de Paula Ortiz.

“São vários pontos em que a subestação vai trazer melhorias e facilidades para a UFRGS, entre elas uma maior disponibilidade de potência elétrica para as ampliações no Campus Saúde”, cita o Superintendente de Infraestrutura da universidade, Reginaldo Lopes.

A subestação fica na avenida Ipiranga, quase na esquina com a Ramiro Barcelos, e atenderá com exclusividade o hospital e parte da universidade.