Início do Conteúdo

Uma pintura de que traduz em óleo sobre tela a paisagem do interior da cidade de Camaquã será exposta nos novos prédios do HCPA. A obra Grande Panorama de uma Contemplação Curiosa da Paisagem, de 200x420 centímetros, criada pela artista plástica Thiana Sehn Kawski, foi doada por sua família na segunda-feira (25). O gesto de generosidade ecoa outro: quando faleceu, em 2018, os órgãos de Thiana foram doados para levar esperança de vida a quem esperava por um transplante.

csp 7535

A doação dos órgãos deu-se em função do desejo de Thiana, expresso ainda em vida. “É triste enfrentar a situação que passamos, mas a doação é também uma sustentação. Mesmo sem saber, a qualquer momento posso estar falando com alguém que recebeu seus órgãos e que está fazendo coisas boas”, reflete Paulo Kawski, pai da artista.

A ideia da doação da pintura ao HCPA partiu do irmão Tobias Sehn Kawski, que trabalha na instituição, após receber um e-mail sobre a expansão que relatava as necessidades para obtenção do Habite-se. Paulo, que é paciente no Clínicas, explica que a família viu também uma oportunidade de dar continuidade a obra de Thiana: “Queriamos um lugar para mostrar a pintura, onde pudesse ser vista e cuidada. Essa doação é um complemento da vida dela”.csp 7554

A pintora sempre teve uma percepção apurada e diferenciada. Encontrava formas e beleza onde a maioria só via coisas comuns. “Até hoje olho pela janela e tento perceber o que a Thiana via ao olhar cada paisagem”, lembra mãe, Iolanda Sehn Kawski, ao carinhosamente segurar um dos seis quadros que compõe a obra.

Os quadros foram recebidos pela assessora da Diretoria Executiva Elisa Kopplin Ferraretto e integram o projeto Arte para Humanização do Ambiente Hospitalar. Para outras informações sobre a iniciativa e doações, o contato pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.