Início do Conteúdo

A primeira Jornada de Enfermagem em Prevenção e Cuidado de Feridas do HCPA aconteceu no dia 4 de novembro. Na abertura da programação, as coordenadoras do evento e autoridades destacaram a relevância do encontro. “Esta é uma especialidade específica do enfermeiro”, enfatizou a assessora da Coordenação do Grupo de Enfermagem do Clínicas e uma das coordenadoras da programação Célia Souza.

cuidados com feridas 04.11 2

Após as apresentações de abertura, a coordenadora da Comissão e Prevenção e Tratamento de Feridas e também coordenadora do evento Dóris Baratz Menegon fez um resgate histórico do assunto. A enfermeira lembrou que o HCPA tem um programa de cuidado e tratamento há 20 anos. “Evoluímos bastante na assistência. Nos anos 60 e 70 , estudos clínicos sobre a cicatrização, evidenciaram a necessidade de mudanças no tratamento de feridas. Entre elas, a manutenção do meio úmido e temperatura, o uso de coberturas com tecnologia avançada e tratamentos adjuvantes como a laserterapia, terapia por pressão negativa.Todas inovações contribuem para a melhoria do cuidado assistencial”, explicou.

cuidados com feridas 04.11 15

Temas como o papel da Enfermagem na prevenção e tratamento dos ferimentos, os cuidados com pacientes cirúrgicos, oncológicos e com úlceras crônicas, lesão por pressão, tratamento de pacientes diabéticos e o uso da laserterapia foram debatidos na programação.