Internação: presta atendimento a pacientes (unidade masculina) que necessitam de tratamento relacionado aos transtornos aditivos, a partir de atividades individuais e grupais junto à equipe multiprofissional, promovendo a desintoxicação e reabilitação dos indivíduos. Ambulatório: realiza atendimento a pacientes com problemas relacionados aos transtornos aditivos, ofertando atividades individuais e grupais com vistas à qualidade de vida, adesão ao tratamento, prevenção à recaída, reinserção social e redução de danos. - Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) Internação: presta cuidados a pacientes (crianças e adolescentes) que necessitam de tratamento psiquiátrico relacionado ao sofrimento psíquico e/ou riscos associados, exceto crianças e adolescentes que sejam usuários de substâncias psicoativas . Esse atendimento especializado ocorre a partir da promoção de uma ambiência e de abordagens terapêuticas direcionadas para pacientes e acompanhantes, visando remissão de sintomas e melhoria da qualidade de vida. Destaca-se que a internação é realizada em permanência conjunta da criança e/ou adolescente concomitantemente com familiar/responsável durante 24 horas. Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi): realiza atendimento a pacientes (crianças e adolescentes) e familiares, que necessitam de tratamento psiquiátrico relacionado ao sofrimento psíquico, conforme o território adscrito pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre (Leste/Norte, Partenon/Lomba do Pinheiro e Glória/Cruzeiro/Cristal). Nesse sentido, adotam-se medidas terapêuticas que ajudam o paciente e sua família a compreender e revisar comportamentos que causam sofrimento. A abordagem de Enfermagem, aliada à da equipe multiprofissional no CAPSi, busca promover a saúde, a melhoria da qualidade de vida e uma maior reinserção social. Marcio Wagner Camatta - chefe do SEPIA Simone Algeri - assistente do SEPIA Márcio Silveira da Silva - chefe da Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência Marília Borges Osório - chefe da Unidade de Enfermagem de Adição O SEPIA conta com equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados na área. Local: 5º Andar, Diretoria de Enfermagem (DENF) Horário: das 8h às 17h Telefones: (51) 3359-8601 e (51) 3359-8336 Chefia do Serviço: Assistente do Serviço: Chefia de Unidade: O que fazemos
O Serviço de Enfermagem de Psiquiatria Infantil e de Adição (SEPIA) está localizado no 9º Andar, Ala Sul do HCPA.
O SEPIA é composto pela Unidade de Enfermagem de Psiquiatria da Infância e Adolescência e pela Unidade de Enfermagem de Adição desenvolvendo ações voltadas para o cuidado, o ensino e pesquisa em saúde.
- Unidade de Enfermagem de Adição (UA)
O que nos diferencia
SEPIA integra a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS), no Programa de Atenção Integral ao Usuário de Drogas (PAIUD), com a participação de enfermeiros na internação e no ambulatório, e conta também com a inserção de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como docentes e tutores do Programa.
Além disso, possui uma enfermeira consultora em dependência química, que atua de maneira articulada e integrada com a equipe multiprofissional, colaborando ativamente no aperfeiçoamento do programa de tratamento na UA.
Outro aspecto relevante é que na UPIA a enfermagem desenvolve um cuidado integrado com a equipe multiprofissional proporcionando atividades como: grupos terapêuticos, assembleias de pacientes/familiares, formação em serviço, acompanhamento de atividades recreativas e pedagógicas.
Cabe destacar que, nesta unidade, o familiar/responsável pela criança e/ou adolescente internado permanece 24 horas acompanhando o paciente.
Nossa equipe
Professores:
Contato
Nome: Serviço de Enfermagem de Psiquiatria Infantil e de Adição (SEPIA)
Marcio Wagner Camatta (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)
Simone Algeri (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)
Márcio Silveira da Silva (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)
Marília Borges Osório (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)