Início do Conteúdo

O programa de iniciação científica estimula pesquisadores a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, proporciona aos bolsistas a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade. As avaliações são anuais e o período da bolsa é de 12 meses. 

1. O bolsista deverá acessar os Serviços Online GPPG, selecionar opção Bolsa de Iniciação Científica → Substituição de Bolsista → CNPq, anexando os seguintes arquivos:

  - Substituição Bolsista CNPq (o projeto de pesquisa deverá ser o mesmo indicado e aprovado na seleção da cota);

  - Comprovante de matrícula do semestre em curso;

2. O bolsista substituto deverá ter conta corrente no Banco do Brasil como Titular;

3. O bolsista deverá manter o CV Lattes atualizado.


O bolsista egresso deverá acessar os Serviços Online GPPG, selecionar opção Bolsa de Iniciação Científica → Encaminhamento de Relatório Final → CNPq, anexando o seguinte arquivo:

 - Relatório de Bolsa IC/HCPAcom o parecer do orientador e devidamente assinado.

ATENÇÃO: A substituição de bolsista somente será efetuada após a submissão do Relatório de Bolsa IC pelo bolsista egresso.

 

1. O bolsista deverá acessar os Serviços Online GPPG, selecionar opção Bolsa de Iniciação Científica → Substituição de Bolsista → FAPERGS, anexando os seguintes arquivos:

  - Substituição Bolsista FAPERGS (o projeto de pesquisa deverá ser o mesmo indicado e aprovado na seleção da cota);

  - Comprovante de matrícula do semestre em curso;


2. O bolsista deverá acessar o SIGFAPERGS:

  - Cadastrar-se como PESQUISADOR (tutorial);

 - Anexar em Dados Pessoais → Envio de Documentos Pessoais → Tipo de Documento → Outros Documentos Pessoais:

          • CPF e RG (digitalizar ambos os lados do documento);

          • Comprovante de matrícula do semestre em curso;

  • Documento informando o nº da conta corrente no Banrisul como Titular (com início 35, 39 ou 08) não poderá ser Conta Jovem, Mesada Eletrônca. Conta Salário ou Conta Conjunta;


3. O bolsista deverá preencher o Termo de Outorga com carimbo e assinatura do orientador, do bolsista e de duas testemunhas. O Termo de Outorga deve ser entregue uma via original no GPPG. 

Observações: As assinaturas dos envolvidos deverão estar acompanhadas de pelo menos uma cláusula do Termo de Outorga, caso contrário o documento não será considerado. Não deverá conter assinaturas digitalizadas. Não datar o Termo de Outorga.


4. O bolsista egresso deverá acessar os Serviços Online GPPG, selecionar opção Bolsa de Iniciação Científica → Encaminhamento de Relatório Final → FAPERGS, anexando o seguinte arquivo:

 - Relatório de Bolsa IC/HCPAcom o parecer do orientador e devidamente assinado.

ATENÇÃO: A substituição de bolsista somente será efetuada após a submissão do Relatório de Bolsa IC pelo bolsista egresso.