Início do Conteúdo

Nesta página, o pesquisador pode conferir todas as informações úteis para desenvolver seus estudos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Basta acessar o menu à esquerda.

 

Acesso aos Serviços Online GPPG

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE PROJETOS DE PESQUISA

Deverão ser emitidos relatórios parciais (semestrais) e relatório final para cada projeto cadastrado no AGHUse Pesquisa.

Para emitir o relatório siga os seguintes passos:

a) Acessar o respectivo projeto no Sistema AGHUse Pesquisa e clicar na aba Relatório de Pesquisa. Abrirá uma página com diversos campos para preenchimento.

b) No campo ‘relatório’ escolher a opção desejada: Acompanhamento, Encerramento ou Cancelamento.

c) Quando o relatório for de Acompanhamento, no campo ‘status’ escolher a opção Atualização, Suspenso ou Prorrogação.

d) Após o preenchimento dos campos pertinentes, rolar a barra direita até o final da página, clicar em Gravar e logo após em Submeter Formulário.

e) O relatório será gerado em formato PDF e aparecerá registrado na aba Arquivos. Após aprovação do relatório pela Unidade de Assuntos Regulatórios de Pesquisa/CEP e Serviço de Gestão de Pesquisa, será emitida nova versão do relatório, pelo próprio sistema AGHUse Pesquisa, com as respectivas assinaturas eletrônicas das áreas que o avaliaram.

Acompanhamento – Relatório de atualização parcial (semestral) que visa informar sobre o andamento do projeto que está em execução. Neste relatório poderá ser solicitada prorrogação do prazo de encerramento do projeto, bem como suspensão do mesmo por um período de tempo determinado.

Encerramento – Relatório para informar que o estudo foi finalizado e está sendo encerrado.

Cancelamento – Relatório para informar que o estudo não foi iniciado e não será realizado na instituição.

 

Termo de Compromisso

Acesso ao SisGen

Lei nº. 13123/2015 - Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade

Cartilha de Orientações sobre o SisGen

Inclusão de Participante em Projeto de Pesquisa (POP-GPPG-0176)

Solicitação de Exames para Projetos de Pesquisa (POP-GPPG-0247)

Maiores informações em relação aos POPs da área de pesquisa podem ser consultados no sistema GEO.

 

 

Edital de Áreas 2019

 

Veja abaixo perguntas frequentes em relação ao edital ou formulário de inscrição de propostas e as respectivas respostas.


 

1. Alunos de graduação (com ou sem bolsa de IC) devem ser incluídos no formulário de inscrição, no campo de descrição da equipe de pesquisa?

Sim, se efetivamente participarem de algum projeto dos pesquisadores responsáveis. Nesse caso, o campo titulação máxima deve ficar “em branco”, ou seja, não ser preenchido.


2. No caso de ausência de um dos proponentes (p.ex. férias) como deve ser coletada a assinatura deste no formulário? Pode ser utilizada assinatura digital ou pode ser encaminhado mais de um formulário de inscrição por equipe proponente?

O formulário deve ser único por grupo proponente. Podem ser anexados ao formulário único, várias folhas com o item 3 do formulário de inscrição contendo a assinatura de próprio punho do pesquisador responsável, com posterior digitalização da página para arquivo PDF. O mesmo vale para o item 5, onde devem constar as assinaturas dos membros da equipe.


3. A titulação máxima dos membros da equipe a ser preenchida no formulário de inscrição é a atual ou até dezembro de 2018?

A qualificação da equipe é um critério que avalia a equipe no momento atual. Sendo assim, a titulação máxima de cada membro da equipe deve ser a obtida (concluída) até a data limite de coleta de dados do CV Lattes, 25 de agosto de 2019. O formulário de inscrição foi modificado de acordo.


4. A titulação máxima dos membros da equipe a ser preenchida no formulário de inscrição é a atual ou até dezembro de 2018?

A qualificação da equipe é um critério que avalia a equipe no momento atual. Sendo assim, a titulação máxima de cada membro da equipe deve ser a obtida (concluída) até a data limite de coleta de dados do CV Lattes, 25 de agosto de 2019. O formulário de inscrição foi modificado de acordo.


5. Serão considerados valores aportados pelos pesquisadores sob forma de equipamentos/reagentes para áreas compartilhadas em troca de serviços hospitalares?

O item valores aportados em serviços hospitalares inclui valores pagos em Contas Hospitalares/Faturas de pesquisa ou aportados pelos pesquisadores em troca de serviços (por exemplo, no CPE aporte de reagentes ou equipamentos como pagamento de serviços hospitalares), conforme demanda ou necessidade da área compartilhada. Neste item serão computados ainda, os valores pagos para armazenamento de documentos e/ou material biológico com recursos próprios ou provenientes de agências de fomento. O dado será obtido a partir do sistema AGHUse Pesquisa e registros do GPPG.


6. Serão considerados resumos publicados em periódicos ou resumos de trabalhos apresentados em congresso nos critérios I e III?

Os critérios I e III referem-se a produções com DOI registrados na plataforma Lattes no campo “artigos completos publicados em periódicos”. Para verificar a natureza da produção será feita uma conferência nos metadados da produção, disponibilizados no arquivo xml do CV Lattes do pesquisador.