A transparência é um dos valores fundamentais do Hospital de Clínicas, que mantém canais de comunicação permanentes para divulgação de informações, prestação de contas e interação dos usuários com a instituição. São exemplos a Ouvidoria, o SIC, o portal na internet, os perfis das mídias sociais e as divulgações de notícias na imprensa.
O HCPA também observa as normas de governança corporativa e de transparência na administração pública descritas nas leis federais 13.303/2016 e 12.527/2011, decreto 8.945/2016 e resolução CGPAR 05/2015. Aqui, nesta página da Transparência, são disponibilizados, proativamente, documentos e conteúdos que proporcionam pleno acesso do cidadão a todas informações relevantes sobre a governança da instituição, suas políticas, normas, projetos, ações, resultados e muito mais.
Em uma instituição pública como o HCPA, a Governança Corporativa compreende os mecanismos para o desenvolvimento de políticas capazes de garantir que os resultados desejados pela sociedade sejam definidos e alcançados.
Envolve um conjunto de princípios, regras e processos que regem a gestão da instituição, suas relações internas e externas e os mecanismos de controle.
CARTA ANUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA
O HCPA publica e divulga anualmente sua Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa, com a finalidade de dar transparência aos compromissos assumidos pela instituição, em vinculação com políticas públicas; às entregas para a sociedade, na forma de assistência, ensino e pesquisa em saúde; ao desempenho institucional em relação às metas propostas; e à aplicação de recursos para o atingimento dos resultados.
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2020
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2019
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa - 2018
Missão
Ser um referencial público em saúde, prestando assistência de excelência, gerando conhecimento, formando e agregando pessoas de alta qualificação.
Propósito
Vidas fazendo mais pela vida.
Valores
- Respeito à pessoa
Reconhecer o direito de cada um de tomar decisões e agir em um ambiente de acolhida, valorização, confiança e respeito às individualidades.
- Competência técnica
Promover o aprimoramento permanente da excelência, agilidade e efetividade dos serviços prestados pela instituição.
- Trabalho em equipe
Estimular e proporcionar condições para a atuação integrada, coesa e colaborativa entre os membros de um mesmo grupo e entre os integrantes de diferentes equipes.
- Comprometimento institucional
Promover e estimular a responsabilidade dos colaboradores com os resultados institucionais, sustentada pelo orgulho de integrar e ajudar a construir permanentemente uma instituição de excelência.
- Austeridade
Gerir o patrimônio público com parcimônia, integridade, honestidade e efetividade, comprometendo todos os colaboradores com esta postura.
- Responsabilidade social
Comprometer-se com a saúde integral das pessoas e com a sustentabilidade econômica e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida, a cidadania e o desenvolvimento do país.
- Transparência
Manter canais de comunicação permanentes para a divulgação de informações e prestação de contas sobre as ações institucionais, construindo uma relação de confiança com colaboradores e sociedade.
- Estatuto Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (12/2020)
- Código de Ética dos Servidores Públicos
- Código de Conduta e Integridade
- Regulamento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Regimento da Área Administrativa
- Regimento da Diretoria Médica
- Regimento do Grupo de Enfermagem
- Regimento do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação
- Regimento do Grupo de Ensino
- Regimento das residências Multiprofissional e em Áreas Profissionais da Saúde
- Regimento Interno Residência Médica
- Regimento do Conselho de Administração
- Regimento do Conselho Fiscal
- Regimento do Comitê de Auditoria Estatutário
- Regimento Interno da Comunidade AGHUse
- Regulamento de Licitações e Contratos
- Normas da Comissão de Medicamentos
1) Órgão com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da instituição. Possui competência para alterar o capital social e o Estatuto da empresa, bem como para eleger seus conselheiros a qualquer tempo. É composta pela União, única acionista do HCPA.
2) Órgão que visa auxiliar a União na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais.
3) Órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual.
4) Órgão colegiado de deliberação estratégica e controle da gestão.
5) Órgão de controle interno, que auxilia o Poder Executivo e o Conselho de Administração no controle da gestão, visando à melhoria dos processos de controle internos, da qualidade
e segurança das informações e dos ativos, além de opinar sobre questões contábeis e financeiras.
6) Canal de comunicação que representa o usuário na instituição.
7) Órgão de suporte ao Conselho de Administração no que se refere ao exercício de suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e a efetividade dos controles internos e das auditorias interna e independente.
8) Dirige, supervisiona, coordena e controla as atividades e as políticas de assistência, ensino, pesquisa e administração.
9) Órgão executivo de administração e representação, que assegura o funcionamento regular do HCPA, em conformidade com o Conselho de Administração.
10) Órgão responsável por promover o ambiente de gestão de riscos e compliance, garantindo a manutenção de controles capazes de mitigar os riscos em níveis aceitáveis, bem como levar a cultura de integridade a toda instituição.
Atendimento ao público:
Rua Ramiro Barcelos, 2350
Bairro Santa Cecília - Porto Alegre / RS
Telefone: 51 3359-8000
ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS
Assembleia Geral
- 20 de outubro de 2020
- 16 de junho de 2020
- 17 de abril de 2020
- 14 de fevereiro de 2020
- 9 de janeiro de 2020
- 14 de outubro de 2019
- 15 de abril de 2019
- 15 de abril de 2019
- 25 de setembro de 2018
- 2 de julho de 2018
- 20 de abril de 2018
- 28 de março de 2018
- 21 de novembro de 2017
- 14 de agosto de 2017
- 26 de abril de 2017
- Anexo2 à ata 016, de 4 de dezembro de 2020
- Anexo1 à ata 016, de 4 de dezembro de 2020
- Ata nº 016, de 4 de dezembro de 2020
- Ata nº 015, de 20 de outubro de 2020
- Ata nº 014, de 16 de junho de 2020
- Ata nº 013, de 17 de abril de 2020
- Ata nº 012, de 14 de fevereiro de 2020
- Ata nº 011, de 9 de janeiro de 2020
- Ata nº 010, de 14 de outubro de 2019
- Ata nº 009, de 15 de abril de 2019
- Anexo à Ata nº 008, de 15 de abril de 2019
- Ata nº 008, de 15 de abril de 2019
- Ata nº 007, de 25 de setembro de 2018
- Ata nº 006, de 2 de julho de 2018
- Ata nº 005, de 20 de abril de 2018
- Ata nº 004, de 28 de março de 2018
- Ata nº 003, de 21 de novembro de 2017
- Ata nº 002, de 14 de agosto de 2017
- Ata nº 001, de 26 de abril de 2017
A AGO será agendada pela PGFN em um dia entre 15 de abril e 30 de abril
Conselho Fiscal
- Ata nº 39, de 29 de outubro de 2020
- Ata nº 38, de 24 de setembro de 2020
- Ata nº 37, de 17 de setembro de 2020
- Ata nº 36, de 27 de agosto de 2020
- Ata nº 35, de 30 de julho de 2020
- Ata nº 34, de 25 de junho de 2020
- Ata nº 33, de 28 de maio de 2020
- Ata nº 32, de 30 de abril de 2020
- Ata nº 031, de 16 de março de 2020
- Ata nº 030, de 18 de fevereiro de 2020
- Ata nº 029, de 24 de janeiro de 2020
- Ata nº 028, de 18 de dezembro de 2019
- Ata nº 027, de 28 de novembro de 2019
- Ata nº 026, de 31 de outubro de 2019
- Ata nº 025. de 4 de outubro de 2019
- Ata nº 024, de 16 de setembro de 2019
- Ata nº 023, de 12 de agosto de 2019
- Ata nº 022, de 30 de julho de 2019
- Ata nº 021, de 24 de maio de 2019
- Ata nº 020, de 18 de março de 2019
- Ata nº 019, de 25 de fevereiro de 2019
- Ata nº 018, de 25 de janeiro de 2019
- Ata nº 017, de 18 de dezembro de 2018
- Ata nº 016, de 30 de novembro de 2018
- Ata nº 015, de 26 de outubro de 2018
- Ata nº 014, de 25 de setembro de 2018
- Ata nº 013, de 4 de setembro de 2018
- Ata nº 012, de 6 de agosto de 2018
- Ata nº 011, de 21 de junho de 2018
- Ata nº 010, de 4 de junho de 2018
- Ata nº 009, de 27 de abril de 2018
- Ata nº 008, de 20 de março de 2018
- Ata nº 007, de 27 de fevereiro de 2018
- Ata nº 006, de 26 de janeiro de 2018
- Ata nº 005, de 15 de dezembro de 2017
- Ata nº 004, de 17 de novembro de 2017
- Ata nº 003, de 27 de outubro de 2017
- Ata nº 002, de 1° de setembro de 2017
- Ata nº 001, de 25 de agosto de 2017
Ministério da Educação:
ALEXANDRE RIBEIRO PEREIRA LOPES - Titular
EDILSON URBANO DA SILVA - Suplente
PAULO ROBERTO ARAÚJO DE ALMEIDA - Titular
TARCIANA BARRETO SÁ - Suplente
NUCILENE LIMA DE FREITAS FRANÇA - Presidente
Cronograma de reuniões do Conselho Fiscal
MÊS | DIA |
Janeiro | 28 |
Fevereiro | 25 |
Março | 15* |
Abril | 29 |
Maio |
27 |
Junho | 24 |
Julho | 22 |
Agosto | 26 |
Setembro | 23 |
Outubro | 21 |
Novembro | 18 |
Dezembro | 16 |
*AGO em março- Reunião conjunta Conselhos Administração e Fiscal (Participação do Comitê de Auditoria
Conselho de Administração
Recentes:
- Ata nº 454, de 26 de outubro de 2020
- Ata nº 453, de 28 de setembro de 2020
- Ata nº 452, de 31 de agosto de 2020
- Ata nº 451, de 27 de julho de 2020
- Ata nº 450, de 29 de junho de 2020
- Ata nº 449, de 25 de maio de 2020
- Ata nº 448, de 27 de abril de 2020
- Ata nº 447, de 16 de março de 2020
- Ata nº 446, de 17 de fevereiro de 2020
- Ata nº 445, de 27 de janeiro de 2020
- Ata nº 444, de 16 de dezembro de 2019
- Ata nº 443, de 25 de novembro de 2019
- Ata nº 442, de 28 de outubro de 2019
- Ata nº 441, de 23 de setembro de 2019
- Ata nº 440, de 26 de agosto de 2019
- Ata nº 439, de 22 de julho de 2019
- Ata nº 438, de 24 de junho de 2019
- Ata nº 437, de 20 de maio de 2019
- Extrato de Ata nº 436, de 22 de abril de 2019
- Extrato de Ata nº 435, de 18 de março de 2019
- Ata nº 434, de 18 de fevereiro de 2019
- Ata nº 433, de 21 de janeiro de 2019
- Extrato de Ata nº 432, de 17 de dezembro de 2018
- Ata nº 431, de 19 de novembro de 2018
- Ata nº 430, de 22 de outubro de 2018
- Ata nº 429, de 17 de setembro de 2018
- Extrato de Ata nº 428, de 20 de agosto de 2018
- Extrato de Ata nº 427, de 23 de julho de 2018
- Ata nº 426, de 18 de junho de 2018
- Extrato da Ata nº 425, de 21 de maio de 2018
- Ata nº 424, de 23 de abril de 2018
- Ata nº 423, de 19 de março de 2018
- Extrato de Ata nº 422, de 19 de fevereiro de 2018
- Ata nº 421, de 22 de janeiro de 2018
VICTOR GODOY VEIGA - currículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeado no Conselho de Administração nº 453 de 28/09/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária n° 15 de 20/10/2020.
WANDEMBERG VENCESLAU ROSENDO DOS SANTOS - currículo
Representante do Ministério da Educação
Nomeado no Conselho de Administração nº 453 de 28/09/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
FRANCISCO DE ASSIS FIGUEIREDO - currículo
Representante do Ministério da Saúde
Portaria nº 1394 de 06/12/2016 do MEC;
Prorrogado prazo em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
ADRIANA DENISE ACKER - currículo
Representante do Ministério da Economia
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
LEANDRO GOSTISA - currículo
Representante do Ministério da Economia
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
JANE FRAGA TUTIKIAN - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 006 de 02/07/2018;
Prorrogado prazo em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
HELIO HENKIN - currículo
Representante da Reitoria da UFRGS
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
LÚCIA MARIA KLIEMANN - currículo
Representante da Faculdade de Medicina da UFRGS
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
GISELA MARIA SCHEBELLA SOUTO DE MOURA - currículo
Representante da Escola de Enfermagem da UFRGS
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
NADINE DE OLIVEIRA CLAUSELL - currículo
Diretora-presidente do HCPA
Nomeado no Conselho de Administração nº 452 de 31/08/2020;
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
EVANDRO LUIS FAGUNDES - currículo
Representante do Empregados do HCPA
Eleito em Assembleia Geral Extraordinária nº 006 de 02/07/2018;
Prorrogado prazo em Assembleia Geral Extraordinária nº 15 de 20/10/2020.
* Prazo de gestão unificado de dois anos, a partir de 31 de agosto de 2020.
Cronograma de reuniões do Conselho de Administração
MÊS | DIA |
Janeiro | 25 |
Fevereiro | 22 |
Março | 15** |
Abril | 26 |
Maio |
31 |
Junho | 28 |
Julho | 26 |
Agosto | 30 |
Setembro | 27 |
Outubro | 25 |
Novembro | 22 |
Dezembro | 13/20 |
** AGO em março - reunião conjunta Conselhos Administração e Fiscal (Participação do Comitê de Auditoria
Diretoria Executiva
Cronograma de reuniões da Diretoria Executiva
MÊS | DIA |
Janeiro | 4 |
Fevereiro | 3* |
Março | 1 |
Abril | 5 |
Maio |
3 |
Junho | 7 |
Julho | 5 |
Agosto | 2 |
Setembro | 6 |
Outubro | 4 |
Novembro | 3* |
Dezembro | 29/11 |
- Segundas-feiras dias 1º de fevereiro e 1º de novembro são vésperas de feriados (2 fevereiro e 2 novembro).
ÓRGÃOS DE APOIO
Comitê de Elegibilidade
- 24 de dezembro de 2020
- 22 de dezembro de 2020
- 3 de novembro de 2020
- 14 de setembro de 2020
- 8 de setembro de 2020
- 26 de agosto de 2020
- 18 de agosto de 2020
- 10 de agosto de 2020
- 28 de julho de 2020
- 6 de julho de 2020
- 29 de junho de 2020
- 9 de junho de 2020 - 2
- 9 de junho de 2020 - 1
- 11 de maio de 2020 - 2
- 11 de maio de 2020 - 1
- 13 de março de 2020
- 22 de janeiro de 2020
- 2 de janeiro de 2020
- 18 de dezembro de 2019
- 11 de outubro de 2019
- 23 de setembro de 2019
- 6 de setembro de 2019
- 22 de julho de 2019
- 15 de julho de 2019
- 4 de junho de 2019
- 31 de maio de 2019
- 10 de maio de 2019
- 28 de janeiro de 2019
- 12 de novembro de 2018
- 18 de setembro de 2018
- 17 de setembro de 2018
- 31 de agosto de 2018
- 20 de julho de 2018
- 11 de julho de 2018
- 4 de maio de 2018
- 3 de maio de 2018
- 5 de dezembro de 2017
- 24 de julho de 2017
- 3 de maio de 2017
- 24 de abril de 2017
- 16 de fevereiro de 2017
JANE FRAGA TUTIKIAN
GUILHERME LEAL CÂMARA
DAIANA PÉRICO NUNES DA SILVA
Comitê de Auditoria Estatutário
- Ata nº 050, de 7 de dezembro de 2020
- Ata nº 049, de 4 a 7 de dezembro de 2020
- Ata nº 048, de 25 de novembro de 2020
- Ata nº 047, de 17 a 20 de novembro de 2020
- Ata nº 046, de 28 de outubro de 2020
- Ata nº 045, de 19 a 22 de outubro de 2020
- Ata nº 044, de 7 a 14 de outubro de 2020
- Ata nº 043, de 30 de setembro e 6 de outubro de 2020
- Ata nº 042, de 10 a 16 de setembro de 2020
- Ata nº 041, de 26 de agosto de 2020
- Ata nº 040, de 6 a 13 de agosto de 2020
- Ata nº 039, de 30 de julho de 2020
- Ata nº 038, de 8 a 13 de julho de 2020
- Ata nº 037, de 19 de junho de 2020
- Ata nº 036, de 10 a 11 de junho de 2020
- Ata nº 035, de 28 de maio de 2020
- Ata nº 034, de 13 a 15 de maio de 2020
- Ata nº 033, de 22 de abril de 2020
- Ata nº 032, de 9 a 16 de abril de 2020
- Ata nº 031, de 9 a 13 de março de 2020
- Ata nº 030, de 5 a 9 de março de 2020
- Ata nº 029, de 6 de março de 2020
- Ata n° 028, de 11 e 12 de fevereiro de 2020
- Ata n° 027, de 10 de fevereiro de 2020
- Ata nº 026, de 28 de janeiro de 2020
- Ata nº 025, de 7 a 17 de janeiro de 2020
- Ata nº 024, de 11 a 13 de dezembro de 2019
- Ata nº 023, de 5 de dezembro de 2019
- Ata nº 022, de 20 de novembro de 2019
- Ata nº 021, de 12 a 18 de novembro de 2019
- Ata nº 020, de 29 de outubro de 2019
- Ata nº 019, de 11 a 16 de outubro de 2019
- Ata nº 018, de 8 de outubro de 2019
- Ata nº 016, de 27 de agosto de 2019
- Ata nº 015, de 12 e 19 de agosto de 2019
- Ata nº 014, de 22 de junho de 2019
- Ata nº 013, de 12 e 18 de junho de 2019
- Ata nº 012, de 10 de maio de 2019
- Ata nº 010, de 29 de abril de 2019
- Ata nº 009, de 24 de abril de 2019
- Ata nº 008, de 4 de abril de 2019
- Ata nº 007, de 27 de março de 2019
- Ata nº 006, de 11 de março de 2019
- Ata nº 005, de 19 de fevereiro de 2019
- Ata nº 004, de 12 de fevereiro de 2019
- Ata nº 003, de 5 de fevereiro de 2019
- Ata nº 002, de 31 de janeiro de 2019
- Ata nº 001, de 9 de janeiro de 2019
RENE GUIMARAES ANDRICH RANDRICH - Presidente
AQUILES DE MATTOS
MARCO ANTONIO MAYER FOLETTO
Horário de início das reuniões: 8h
MÊS |
REUNIÃO 1 |
REUNIÃO 2 |
Janeiro |
17 |
28 |
Fevereiro |
6 |
10 |
Março |
5 |
25 |
Abril |
9 |
30 |
Maio |
7 |
28 |
Junho |
4 |
25 |
Julho |
9 |
30 |
Agosto |
6 |
26 |
Setembro |
9 |
30 |
Outubro |
8 |
28 |
Novembro |
12 |
25 |
Dezembro |
3 |
15 |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC
MILTON RIBEIRO - Ministro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CARLOS ANDRÉ BULHÕES - Reitor
Coordenadoria Administrativa
João Antônio Paim Rodrigues - currículo
Sala 2219 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8180
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Coordenadoria de Clientes Institucionais
Francisco Silveira Benfica - currículo
Sala 2219 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8250
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Coordenadoria de Comunicação
Camila Barths - currículo
Sala 2200B - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8773
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Coordenadoria de Engenharia e Manutenção
Jorge Giora - currículo lattes
Sala 0065 D - Subsolo Norte
Fone: (51) 3359-8817
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Coordenadoria de Gestão Contábil
Luciana Raupp Rios Wohlgemuth
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8946
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação
Valter Ferreira da Silva - currículo
Sala 2282 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8014
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Ligia Ventura - currículo
Sala 2223 - 2º andar Norte
Fone: (51) 3359-8219
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão de Riscos e de Integridade Corporativa
Gustavo Salomão Pinto
Sala 2200 E - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8629
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Gestão Financeira
Neiva Teresinha Finato - currículo
Sala 170 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8104
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Hotelaria
Denise Severo dos Santos
Sala 2100 A - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8251
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Suprimentos
Simone Dalla Pozza Mahmud - currículo
Sala 169 - 1º andar Sul
Fone: (51) 3359-8170
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria Jurídica
Jairo Henrique Gonçalves
Sala 2204 - 2º andar Sul
Fone: (51) 3359-8207
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2012 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2013
Relatório de Auditoria
Certificado de Auditoria
2014 – Documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2016
Relatório e Certificado de Auditoria
2017 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2018
Relatório de Auditoria
Certificado de Auditoria
2012 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2013
2014 –documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2016 - Acórdão 6.557/2018 - TCU 2ª Câmara
2017 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
2018 – Acórdão 5.882/2020 - TCU 1ª Câmara
2019 – documento inexistente, pois neste ano o HCPA foi dispensado pelo TCU do processo de prestação de contas
Parecer demonstração contábil - 1º Trimestre 2017
Parecer demonstração contábil - 2º Trimestre 2017
Parecer demonstração contábil - 3º Trimestre 2017
2018
Parecer demonstração contábil - 1º Trimestre 2018
Parecer demonstração contábil - 2º Trimestre 2018
Parecer demonstração contábil - 3º Trimestre 2018
2019
Parecer demonstração contábil - 1º Trimestre 2019
Parecer demonstração contábil - 2º Trimestre 2019
Parecer demonstração contábil - 3º Trimestre 2019
2020
Parecer demonstração contábil - 1º Trimestre 2020
Parecer demonstração contábil - 2º Trimestre 2020
Riscos corporativos
A gestão dos riscos corporativos é efetuada pela CGRIC, que desenvolve ações de capacitação e auxilia os gestores no estabelecimento de níveis adequados de aceitabilidade de risco e de suficiência dos controles internos.
A definição das áreas para mapeamento e avaliação de riscos corporativos considera a relevância e o risco inerente de cada processo.
Como instituição acreditada internacionalmente – e, portanto, compromissada com a qualidade e segurança da assistência – e empresa pública alinhada a práticas de compliance, o HCPA possui ações sistemáticas para identificação, monitoramento e mitigação dos riscos aos quais está exposto, procurando minimizar seus impactos.
Riscos assistenciais
O HCPA conta com a Gerência de Risco Sanitário-Hospitalar (GR) para avaliar e combater os riscos à saúde e segurança dos pacientes. Uma de suas principais frentes de atuação diz respeito ao monitoramento de incidentes e eventos que poderiam ter resultado ou resultaram em dano ao paciente, compreendendo as seguintes categorias: circunstância notificável, quase erro, incidente sem dano e incidente com dano (evento adverso).
Riscos internos
Financeiros | de imagem | de pessoal | tecnológicos.
Riscos externos
Econômicos | legais e regulatórios | socioambientais | naturais | tecnológicos.
Integridade
O incentivo à ética e à conduta adequada de todos os colaboradores é uma prática constante no HCPA. A direção, comunidade interna e terceiros têm sua conduta norteada pelos princípios de integridade corporativa, que visam garantir a proteção do interesse público e a promoção do bem comum.
A instituição conta com um Código de Conduta e Integridade, que é amplamente divulgado por meio de campanhas institucionais e cursos em plataforma digital. Quando há ciência de eventual dano ao erário ou ocorrências disciplinares, os fatos são apurados em sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar, conforme avaliação e decisão da Diretoria Executiva. Destacam-se, ainda, os controles de acesso ao patrimônio e aos sistemas informatizados e bancos de dados da empresa. São definidos diferentes perfis de acesso, de acordo com as atribuições de cada função, e as aprovações e controles ocorrem dentro do sistema hierárquico existente.
- Demonstrações Contábeis 2020
1º trimestre 2020
2º trimestre 2020 - 3º trimestre 2020