mestrado em saude mental e transtornos aditivos slider

Este programa foi instituído em 2014, originalmente com o foco específico em ações de prevenção e assistência a usuários de álcool e outras drogas. Neste formato, foram ofertadas cinco turmas compostas por profissionais de diferentes estados brasileiros.

Visando maior integração com o mercado de trabalho, em 17 de maio de 2019 foi aprovada pela CAPES/MEC a ampliação do escopo do programa, que passou a intitular-se “Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos Aditivos”. Assim, foram incorporadas novas linhas de pesquisa que permitem uma compreensão ampliada do campo das adições, pela interface entre uso de substâncias e outros transtornos mentais. Entre as áreas correlatas agregadas ao programa original, destacam-se: cronobiologia humana e transtornos do sono, consultoria hospitalar em psiquiatria e transtornos alimentares.

O objetivo geral do curso é capacitar e qualificar profissionais que atuem nas redes de saúde e assistência social, em instituições públicas ou privadas, com conhecimentos teórico-práticos baseados em evidências científicas, com ênfase em saúde mental e diferentes transtornos aditivos.

• Modalidade: Mestrado profissional

• Formato: Curso presencial, com 24 créditos em disciplinas e estágio obrigatório (360 horas/aula). Créditos adicionais para titulação: atividades de supervisão e elaboração/execução do trabalho de conclusão.

Obs.: Devido à pandemia de COVID-19, atualmente as atividades ocorrerem na modalidade virtual e, a depender da evolução, este período poderá ser estendido em 2022.

• Seleção: Anual

• Para obter o diploma de mestre, o(a) aluno(a) deverá:

1. Integralizar 24 créditos em disciplinas e realizar o estágio obrigatório.

2. Ter sua dissertação de conclusão defendida em sessão pública e aprovada por uma banca examinadora.

3. Completar o curso no prazo máximo de 24 meses, períodos letivos regulares.

4. Apresentar certificado de proficiência em língua inglesa.

O curso utiliza a infraestrutura do Grupo de Ensino do HCPA, que dispõe de salas de aula equipadas. Além disso, conta com o apoio de outras áreas do Hospital, tais como Serviço de Psiquiatria de Adição, ambulatórios e unidades de internação, onde são desenvolvidas as atividades teórico-práticas e estágios previstos no curso, de acordo com o interesse específico de cada aluno.

Área de Concentração: Prevenção e assistência a usuários de álcool, drogas e outros transtornos mentais.

Engloba o conjunto de implicações clínicas, epidemiológicas, sociais e culturais do processo saúde-doença, bem como os processos de promoção, prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicossocial de pessoas que apresentam transtornos aditivos ou outros transtornos mentais.

Linhas de pesquisa:

1. Marcadores clínico-biológicos, modelos de prevenção e tratamento de usuários de álcool e outras drogas.

2. Trânsito e Substâncias Psicoativas.

3. Consultoria Hospitalar em Psiquiatria.

4. Cronobiologia Humana e Transtornos do Sono.

5. Transtornos Alimentares.

Jaqueline Bohrer Schuch - Currículo Lattes

Juliana Nichterwitz Scherer - Currículo Lattes

Lídia Suzana Rocha de Macedo - Currículo Lattes

• Bioética Aplicada à Saúde Mental e Transtornos Aditivos (15 horas/aula)

• Comorbidades Clínicas e Psiquiátricas e Riscos Associados ao Uso de Drogas (15 horas/aula)

• Consultoria Hospitalar em Psiquiatria (15 horas/aula)

• Cronobiologia Humana (15 horas/aula)

• Epidemiologia e Metodologia de Pesquisa (30 horas/aula)

• Escrita Científica (15 horas/aula)

• Estudos em Saúde Mental e Transtornos Aditivos (15 horas/aula)

• Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde (15 horas/aula)

• Modelos de Prevenção do Uso de Drogas e Abordagens com grupos especiais (15 horas/aula)

• Políticas Públicas e Gestão na Assistência (15 horas/aula)

• Psicologia dos Transtornos de Adição: da Teoria à Pesquisa (15 horas/aula)

• Seminários Integrados de Projetos I (30 horas/aula)

• Seminários Integrados de Projetos II - EGQ (30 horas/aula)

• Técnicas de Tratamento não Farmacológico I e II (15 horas/aula)

• Tópicos Especiais em Saúde Mental e Transtornos Aditivos I a IV (15 horas/aula)

• Tópicos sobre Substâncias Psicoativas e Tratamento Farmacológico (15 horas/aula)

• Transtornos Alimentares (15 horas/aula)

• Estágio Clínico I - obrigatório (30 horas/aula)

• Estágios Clínicos II, III, IV e V - optativos em áreas compatíveis com as linhas de pesquisa (15 horas/aula)

• Trabalho de Conclusão (60 horas/aula)

A carga horária total do curso é de:

- 360 horas/aula (24 créditos), compostas por disciplinas e estágios.

- 1 crédito corresponde a 15 horas/aula.

O valor total do investimento é de R$ 33.552,48, para pagamento em 24 parcelas mensais, como valores fixos de R$ 1.398,02. Para o pagamento integral do investimento à vista, antes do início das aulas, será concedido um desconto de 20%, totalizando R$ 26.841,98.

Informações financeiras

O Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos Aditivos  realiza processos seletivos anuais, em calendários específicos divulgados neste site.

Processo Seletivo 2022

Relação de aprovadosclique aqui

Relação de candidatos contemplados com bolsa - clique aqui

Inscrições homologadas - clique aqui