Início do Conteúdo

csp 3308

O Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu, na última quinta-feira (11/1), a doação de R$ 50 mil da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) para aquisição de um simulador de direção veicular. O equipamento será instalado no recém inaugurado Laboratório de Simulação, que fica na Unidade Álvaro Alvim (UAA), e faz parte do projeto intitulado “Análise e identificação de motoristas de risco potencial utilizando simuladores de direção e medidas biológicas”.

O objetivo do estudo é documentar comportamentos de risco de motoristas em ambiente laboratorial controlado e seguro. Os investigadores pretendem descrever as características biológicas, psicológicas e neurobiológicas de motoristas de alto risco em processo de reabilitação por dirigir sob a influência de álcool, gerando perfis integrados e multidimensionais de periculosidade versus segurança no trânsito. Outros estudos de simulação de direção estão previstos para início em breve. “É importante termos parceiros que acreditem em nossos projetos de pesquisa, que têm sempre um objetivo em comum: retornar coisas boas à sociedade”, disse a presidente do HCPA, professora Nadine Clausell.

Segundo Juarez Monteiro Molinari, presidente da Abramet, a instituição trabalha há quase 40 anos com a meta de reduzir o índice de acidentes no Brasil. Para isso, auxiliam na elaboração de diretrizes e políticas públicas. “Já conhecemos o ótimo trabalho que é realizado no Clínicas e, com a doação, não estamos fazendo mais do que nossa obrigação. O Brasil é o quarto no mundo em número de acidentes. São 50 mil mortes por ano e 160 mil pessoas com sequelas. Esse relacionamento com vocês pode trazer bons resultados.”

Para o professor Flávio Pechansky, diretor do CPAD e chefe do Serviço de Psiquiatria de Adição do HCPA, a relação com a Abramet vem se cristalizando nos últimos anos e o Clínicas é um dos poucos no país a sistematicamente efetuar estudos sobre comportamentos de risco no trânsito. Por isso a verba recebida é fundamental. “Em períodos de cortes do financiamento em pesquisa no país, atitudes como essa são essenciais para preservar e incentivar a produção de conhecimento científico relacionada à Medicina e à segurança no trânsito”, disse Pechansky, durante a assinatura do termo de doação.

Participaram da solenidade, ainda, o presidente da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, professor Fernando Grilo Gomes, e a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool (Nepta) e do Laboratório de Simulação de Trânsito do HCPA, Juliana Scherer.

csp 3325

csp 3317

csp 3322