Início do Conteúdo

Referências mundiais em Nutrição e Metabolismo, os professores Pierre e Joelle Singer, de Israel, foram os convidados especiais de ontem (22) no Simpósio Internacional de Nutrição e Metabolismo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O evento, promovido pelos Serviços de Endocrinologia, Medicina Intensiva e Nutrologia, levou o público a praticamente lotar o Auditório José Baldi e foi motivo de elogio para o vice-presidente médico do HCPA, professor Milton Berger. “A conjunção de esforços para o compartilhamento de conhecimentos é uma iniciativa muito valorizada no hospital.”

Mesa de abertura do evento

Durante a abertura do Simpósio, o professor do Serviço de Endocrinologia, Rogério Friedman, apresentou os palestrantes e as instituições que representam, considerados importantes centros na área. 

Pierre Singer palestrando

Abordando o uso de dados na saúde, Pierre Singer mostrou como o trabalho é feito no Departamento de Terapia Intensiva Geral do Rabin Medical Center - do qual ele é atualmente diretor -, e como algumas iniciativas podem auxiliar no melhor entendimento dos pacientes e de seus problemas de saúde. “Os dados estão aí e é preciso olhar para eles.” No Simpósio, o professor abordou ainda o melhor regime proteico e calórico para pacientes críticos.

Joelle Singer palestrando

Joelle, por sua vez, falou sobre diabetes e hiperglicemia nos pacientes hospitalizados, usando como exemplo o trabalho realizado no Rabin Medical Center e os desafios da equipe na criação e implementação de um protocolo para estes pacientes. A professora abordou ainda os efeitos extrapancreáticos das incretinas. Ao final de cada palestra, os participantes foram convidados ao debate, expondo suas dúvidas e observações.