Início do Conteúdo


Recuperação mais rápida e melhor qualidade de visão para o paciente: essas são algumas das vantagens comprovadas da Ceratoplastia Endotelial da Membrana de Descemet (DMEK), uma técnica mais atual de transplante de córnea, que ainda poucos oftalmologistas dominam no país. O objetivo principal da técnica é evitar a remoção total da córnea, trocando apenas a parte interna que está comprometida e preservando as estruturas sadias. Para o paciente, isso representa uma recuperação mais rápida (em cerca de três meses, enquanto que no transplante tradicional pode levar até dois anos), menos suturas (um ponto ao invés dos 16 de uma cirurgia tradicional), menor risco de rejeição e melhora na qualidade da visão. Para o sistema de saúde, a DMEK também traz vantagens, porque não depende de equipamentos ou insumos caros - basta o cirurgião ter o conhecimento da técnica.

De maneira pioneira no estado, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) há dois anos vem realizando este procedimento e capacitando seus residentes no novo tipo de transplante, que será um dos assuntos do 32º Simpósio de Oftalmologia do HCPA. Também serão abordados no evento a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT), lentes trifocais e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Para falar sobre todos estes temas, foram organizadas sessões interativas e painéis com palestrantes nacionais e internacionais, como Daniel Scorsetti (Argentina), Guilherme Guedes (Paraná), Laurentino Bicas (Espírito Santo), Marcello Fonseca (Paraná) e Ramon Ghanem (Santa Catarina).

Aqueles que enviaram temas livres podem conferir as normas de apresentação neste link. Já aqueles que querem participar como ouvintes podem se inscrever neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8090.

Concurso de fotografias

Uma das novidades do evento, ainda, será um concurso que premiará a melhor fotografia de Oftalmologia. Os interessados podem conferir as normas para participação neste link.

Confira a programação completa neste link.