Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reafirma sua posição como referência em inovação tecnológica na área da saúde. Durante a 25ª edição do Congresso Mundial de Esterilização, realizado pela World Federation for Hospital Sterilisation Sciences (WFHSS) em Santiago, Chile, a pesquisa "Processable Optical Heating System: Sustainability and Patient Safety", coordenado pela professora Daniela Schneider, conquistou o segundo lugar no ranking das melhores apresentações científicas.
O estudo premiado foi desenvolvido em parceria com a indústria FAMI, e o Nitt - HCPA, dentro do projeto de pré-incubação da Starts na edição 2023. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um sistema inovador de aquecimento controlado para ópticas videolaparoscópicas, que elimina o uso de insumos descartáveis, promovendo sustentabilidade e segurança ao paciente. Fizeram parte da equipe do trabalho premiado a professora Ana Magalhães, os enfermeiros Liege Lunardi e Mateus Cóccaro, a administradora Laura Zigue, Alexandre Nardi e Jermano Xavier, da FAM.

whatsapp_image_2024-11-22_at_13.07.11.jpeg

 

Segundo Daniela Schneider, os próximos passos incluem avaliar a tecnologia em comparação com produtos descartáveis já disponíveis no mercado. “Estamos determinados a demonstrar que o sistema desenvolvido não apenas reduz o impacto ambiental, mas também oferece vantagens significativas em segurança e eficiência cirúrgica”, destaca.   A partir de janeiro de 2025, o produto estará disponível nos mercados nacional e internacional, atendendo às regulamentações da ANVISA e padrões internacionais. 

Para isso, foi feito um contrato do HCPA com a FAMI, regulamentando a comercialização do produto que tem a propriedade intelectual compartilhada. Parte dos recursos financeiros da venda dos equipamentos serão revertidos para o HCPA e para os inventores em forma de Royaltes.
 
whatsapp_image_2024-11-22_at_12.58.07.jpeg