Início do Conteúdo

As inscrições foram prorrogadas até 30 de outubro

Reconhecido por sua atuação na área da saúde, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre busca novos caminhos que promovam diferentes aspectos da sustentabilidade. Para isto, foi idealizado o Desafio de Sustentabilidade, que recebe inscrições até o dia 30 de outubro.  O edital com todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do HCPA (Nitt).

O hospital priorizou temas relacionados à sustentabilidade em que há oportunidades de melhorias em diferentes eixos: estratégias para mudança sustentada de cultura e comportamento; eficiência energética; uso racional da água e economia circular. 

Com o desafio, a instituição oferece o cenário para a realização de provas de conceito para startups e grupos de pesquisa interessados em desenvolver e testar soluções dentro dos temas prioritários elencados.

“Queremos mobilizar este ecossistema em favor de pautas de sustentabilidade do cotidiano hospitalar. O mais importante é que estas situações são comuns a diversas instituições de saúde e as soluções propostas podem trazer grandes impactos em todo o sistema”, ressalta a coordenadora do evento Caroline Dalla Pozza. 

Em maio, em busca de fomentar a inovação, o Clínicas tornou-se o primeiro hospital a ser membro do instituto Caldeira, que é apoiador do evento. Os projetos serão avaliados por uma banca multidisciplinar e os melhores participarão de uma grande final, em um dia de apresentações (Pitch Day) no Caldeira, em 16 de novembro. O evento conta com apoio da  da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), Senac, Sebrae  e Unicred Porto Alegre.

O Desafio está alinhado aos objetivos do Plano de Logística Sustentável do HCPA, lançado durante a 42ª edição da Semana Científica. A organização é feita em conjunto pela Diretoria de Pesquisa,  Diretoria Administrativa, NITT e Comissão de Sustentabilidade do HCPA.