Início do Conteúdo

O HCPA está sempre buscando novas formas de melhor atender seus usuários. No ano de 2021, foi colocado em prática um projeto de ampliação da atuação da Farmácia Clínica do hospital. A iniciativa permitiu orientar e acompanhar o uso de medicamentos pelo paciente de forma mais próxima, durante a internação ou no atendimento ambulatorial. Com o aumento do número de agendas de atendimento, ficou mais fácil para o paciente seguir seu tratamento com todos os cuidados necessários. 

A novidade do projeto é o fortalecimento da atuação interdisciplinar do farmacêutico clínico, que passou a integrar diretamente os esforços de atendimento ao paciente com as demais equipes, promovendo a segurança dos usuários e o uso racional dos medicamentos. “O farmacêutico tem papel importante no planejamento e orientação para alta hospitalar, pois visa a adesão e o adequado uso do medicamento, assim como a garantia da aquisição dos medicamentos para o  tratamento”, explica a chefe da Seção de Farmácia Clínica, Jacqueline Kohut Martinbiancho.

Durante o ano, a iniciativa permitiu que fossem revisados os acessos dos pacientes aos medicamentos e avaliadas a adesão ao tratamento e as possíveis reações adversas, com mais proximidade e frequência, em cada caso que chegou ao Clínicas. Além de possibilitar o contato dos profissionais da Farmácia Clínica com a rede de atenção básica, reforçando os esforços permanentes de aperfeiçoamento do HCPA.

 

21 12 22 farmacia 2 21 12 22 farmacia 1