Início do Conteúdo

O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre coordena uma campanha de exames oftalmológicos para crianças carentes e vulneráveis que estão em abrigos, encaminhadas pelo Ministério Público, que acontece nos sábados, 25 de setembro e 2 de outubro. A ação acontece ecom apoio da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs). 

Os centros de saúde envolvidos na ação devem atender entre 50 a 70 crianças por sábado. O objetivo é ajudar a diagnosticar miopia e eventuais doenças oftalmológicas precocemente. “Com o uso de eletrônicos e poucas horas diárias ao ar livre, que se acentuou durante a pandemia, a atual geração de crianças e adolescentes apresenta aumento significativo na incidência de miopia. Essa condição predispõe a outras patologias oftalmológicas na vida adulta”, explica a professora Diane Marinho.

O HCPA continuará acompanhando os jovens posteriormente. A iniciativa é coordenada pela oftalmologista Patrícia Ioschpe Gus, com o apoio dos professores do Serviço de Oftalmologia do HCPA, Diane Marinho e Francisco Bocaccio. O Hospital Nossa Senhora da Conceição, Instituto Ivo Correa Meyer e Centro de Olhos Rio Grande do Sul são parceiros da campanha.