Um hospital é feito por pessoas, para cuidar de pessoas. Assim, nada mais justo do que ele ter uma “certidão de nascimento” própria. A do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é a publicação do seu estatuto de fundação no Diário Oficial da União, em 19 de julho de 1971. Desde então, o HCPA traz consigo uma inquietude que o impulsiona a permanentemente buscar avanços. O tripé que sustenta a instituição - assistência, ensino e pesquisa -  se retroalimenta e fortalece, em um ciclo que tem o paciente como foco central de todas as práticas.

csp 2444

Em meio século de dedicação à saúde, o hospital atingiu números que chamam a atenção: são mais de 20 milhões de consultas; 1,2 milhão de cirurgias; 1 milhão de internações; 130 mil partos e 8 mil transplantes. Atualmente, funcionam no Clínicas 55 serviços médicos, 16 de Enfermagem e 8 multiprofissionais, além de diversas outras áreas, todas fundamentais para fazer uma instituição que conta com uma comunidade interna de cerca de 10 mil pessoas (somando funcionários, professores, estagiários, residentes e alunos) funcionar com perfeição.

A força de trabalho é traduzida no propósito da instituição: vidas fazendo mais pela vida. E fazer mais concretiza em buscar sempre novos conhecimentos. Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Clínicas forma profissionais e realiza uma ampla gama de pesquisas  com reconhecimento internacional. Só em 2020 foram publicados 795 artigos científicos produzidos no hospital. Sobre a covid, já foram submetidos 199 projetos de pesquisa e há participação nos estudos com vacinas preventivas à doença.

dji 0341

As equipes do HCPA foram -  e são - pioneiras no uso e desenvolvimento de tecnologias. O primeiro bebê de proveta gaúcho nasceu em 1997, com auxílio do Programa de Reprodução Assistida. Foi o primeiro hospital público universitário a contar com cirurgias robóticas, é pioneiro no uso de ECMO em pacientes com covid no Sul do país, entre tantos exemplos possíveis.

Viabilizar a excelência na assistência é fruto de uma gestão também inovadora. O modelo do HCPA inspirou a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que faz a gestão de dezenas de hospitais universitários em todo Brasil. Criado no Clínicas, o sistema Aplicativos para Gestão Hospitalar (AGHUse), que organiza e dinamiza o uso e registro de dados, está implementado em dezenas de hospitais, incluindo os das Forças Armadas.

20190625 105509 02

No fim de 2019, dentro dos prazos e valores previstos, foram concluídas as obras dos blocos B e C. O incremento de 70% no espaço físico tem a ocupação programada de maneira escalonada, mas foi fundamental para que pudessem ser implantados 135 leitos para dar conta da demanda de pacientes críticos da covid-19. Desde o início da pandemia, somando casos suspeitos e confirmados, já passaram pela Emergência Covid  7.346 pessoas, 3.291 pelo CTI Covid e 3.375 pela Enfermaria dedicada à doença.

O dinamismo necessário para reorganizar estruturas e equipes só é possível pelo comprometimento das pessoas que fazem o hospital. Com rapidez e responsabilidade, como já ocorreu em outros momentos, o Clínicas se reinventa e adapta para manter sempre seu compromisso maior: a vida das pessoas.