Início do Conteúdo

Uma das  alternativas para tratar síndrome respiratória aguda causada pela covid-19 no organismo dos pacientes  é o uso de Ecmo (Extracorporeal membrane oxigenation - oxigenação por membrana extracorpórea), uma aparelhagem que realiza o trabalho dos pulmões. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é a instituição pública do Rio Grande do Sul que mais faz atendimentos com a tecnologia, conta com uma equipe qualificada e sua experiência foi registrada em artigo publicado na revista científica Perfusion. 

ecmo

Os dados utilizados dizem respeito ao período entre abril e outubro de 2020, quando  50 pacientes foram avaliados para uso do Ecmo e o tratamento foi efetivado em 11 deles. Deste total, oito chegaram a ser extubados, dos quais seis sobreviveram. 

O estudo aponta a importância dos times de Ecmo na avaliação de pacientes. “Além do aspecto sistêmico da alocação de recursos limitados, é preciso considerar individualmente cada caso, para selecionar os candidatos que mais podem se beneficiar com o tratamento. Nisso, a expertise da equipe faz muita diferença”, ressalta coordenador do programa de Ecmo do HCPA, professor Mauricio Saueressig.

Até o 28 de março um total de 85 pacientes foram avaliados e 20 passaram por Ecmo no HCPA. Atualmente, dois pacientes com covid-19 estão recebendo o tratamento.

O artigo é de autoria de José Augusto Pellegrini, Patrícia Schwarz, Edino Parolo, Ricardo V Cremonese, Marina V Viana, Cassiano Teixeira, Diego C Mondadori, William Lorenzi e Maurício Saueressig e pode ser acessado no link.