O XIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada teve início na tarde desta quinta-feira, 25 de março. Na sua 13ª edição, o evento este ano abordará os desafios da área no pós-pandemia.

Com a covid, a Microbiologia ganhou destaque como tema central no planeta. “Eventos como este trazem questões e temas que ainda precisam ser muito estudados por nós ”, destacou o coordenador do Grupo de Ensino do HCPA, professor José Geraldo Ramos, na atividade de abertura. Fizeram parte deste momento, ainda, o diretor de Avaliação da Capes, Flavio Camargo; a diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS, Ilma Brum da Silva; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFRGS, Saulo Andrade; e o vice pró-reitor de Pós-Graduação da universidade, Júlio Barcellos.abertura

Para o primeiro tema da programação, Helio Autran de Morais, da Oregon State University, nos EUA, trouxe os conceitos de saúde emergente e enfatizou que a pandemia tem mostrado que a saúde única precisa ser trabalhada de forma integrada. “Não dá para fazer nada sozinho”, lembrou, ressaltando que a cooperação entre profissionais da saúde e de diferentes áreas do conhecimento, além do compartilhamento de dados, é fundamental.

A programação segue até sábado, dia 27. Mais informações neste link

palestr 1