No dia 15 de dezembro, o representante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), professor José Geraldo Lopes Ramos, foi eleito para presidir a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) para o biênio 2021-2022. A entidade ABRAHUE congrega os hospitais que realizam ensino no Brasil, sejam eles federais, estaduais, municipais, privados ou filantrópicos.

whatsapp_image_2020-12-16_at_15.21.01_copia_1.jpeg

Esta será a segunda vez que o HCPA estará a frente da Abrahue. A primeira vez foi em 1995/96, com o Prof. Carlos César Silva de Albuquerque. “O HCPA foi escolhido pelo seu protagonismo na educação e pesquisa entre os hospitais de ensino do Brasil”, comenta o professor José Geraldo.

Memória:

Fundada em 1989, a Abrahue foi criada dentro da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM) para representar matérias de interesse comum dos hospitais de ensino junto aos poderes públicos de administração, especialmente aos Ministérios da Saúde e da Educação e perante outras instituições e associações nacionais e internacionais. A ABRAHUE é uma consequência do desenvolvimento do Departamento de Hospitais da ABEM, tendo em vista que sua abrangência ultrapassa os limites da Educação Médica, estendendo-se para as outras áreas das Ciências da Saúde.

A diretoria eleita será composta pelos seguintes membros: