Início do Conteúdo

O projeto Hand Medal foi idealizado pelas artistas Iris Eichenberg e Jimena Ríos, para reconhecer profissionais de saúde de todo planeta que atuam no combate à pandemia. Nesta sexta-feira (13), foi a vez de profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre receberem a homenagem: medalhas no formato de uma mão, feitas artesanalmente por joalheiros voluntários.

whatsapp image 2020 11 13 at 11.24.25

A pandemia mudou vidas e rotinas, exigindo novos aprendizados, determinação muito trabalho em equipe. Dois colegas de hospital receberam as medalhas, representando o empenho de toda instituição. “É uma jornada em que todos se envolveram muito, com muita sinergia. Nosso resultado é a prova de como nos preparamos no formato multiprofissional e horizontal. Isso é o trabalho de todos, me sinto lisonjeado, mas o esforço é de todos. Compartilho isso com todos que trabalharam arduamente oferecendo um bom tratamento para os pacientes”, afirma o homenageado e coordenador da CCIH, Rodrigo Pires dos Santos.

whatsapp image 2020 11 13 at 11.24.24

Para a enfermeira e chefe da Unidade de Tratamento Intensivo II, Thais dos Santos Donato Schmitz, é um trabalho de muitas mãos. “Apesar das dificuldades, alcançamos o objetivo de salvar vidas. Passa um filme na cabeça de tudo o que vivemos nesta pandemia. Estou emocionada e devo muito aos colegas de CTI”.

whatsapp image 2020 11 13 at 11.24.22

Segundo a organização do Hand Medal - que conta com ações em 65 países - na batalha contra o coronavírus enfrenta-se um inimigo invisível. Em contraste, o metal da medalha se transforma em um testemunho físico da bravura de quem lutou contra ele.