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Desde março, o ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi reorganizado conforme os protocolos de prevenção ao coronavírus, mas nunca parou. As consultas essenciais, como Oncologia, foram mantidas presencialmente e aconteceram mais de 32 mil teleconsultas em diversas especialidades. Ainda assim, cerca de 67 mil consultas deixaram de acontecer. São essas que poderão ser remarcadas por um sistema online.

No portal do paciente Meu Clínicas, a partir do dia 20 de outubro, os pacientes que  não puderam comparecer ou tiveram suas consultas canceladas em virtude da pandemia e que não tiveram outro atendimento pelo Ambulatório poderão agendar sua consulta. Quem se enquadrar nos critérios receberá uma mensagem de SMS e e-mail com um código localizador que dará acesso ao portal. Quem não receber, poderá entrar em contato pelo telefone (51) 3359-8260 e solicitar seu localizador.

Devido ao grande número de consultas por realizar, após o registro da solicitação, a equipe médica  do Teleambulatório irá avaliar caso a caso. Os pacientes serão priorizados por gravidade antes de confirmar a data da consulta, bem como a modalidade mais adequada: presencial ou tele. 

O HCPA desenvolveu expertise em teleconsultas durante a pandemia, garantindo a manutenção dos cuidados de saúde e evitando agravamento de doença pela falta de atendimento. Outro benefício do sistema é a redução de custos de deslocamento, pois cerca de 50% dos atendimentos são de moradores da região metropolitana ou do interior do estado.

O sistema desenvolvido para a marcação conta com um rigoroso sistema de segurança de dados, para garantir a proteção do sigilo dos pacientes.