Início do Conteúdo

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) do HCPA trabalha para desenvolver e fomentar novas oportunidades na instituição. Recentemente, organizou oficinas preparatórias para o Programa Doutor Empreendedor. A iniciativa foi exitosa, sendo um dos projetos da oficina, na área da Farmacogenética, aprovado no edital publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O projeto do HCPA tem tutoria da chefe do Serviço de Pesquisa Experimental, professora Ursula Matte, e foi apresentado pela pós-doutoranda Mariana Botton. A empresa será incubada no HCPA- Nitte desenvolverá laudos de farmacogenética baseados em diretrizes internacionais. “A prescrição guiada através desses laudos pode trazer benefícios não só para o paciente, que receberá um tratamento farmacológico personalizado, com redução de eventos adversos e aumento de eficácia, mas também para o sistema de saúde como um todo, uma vez que internações por eventos de toxicidade podem ser evitadas dessa forma”, ressalta Mariana.
A iniciativa envolve uma parceria com o Programa de Medicina Personalizada do HCPA e com o Hospital Moinhos de Vento. “O projeto demonstra a vocação do HCPA, e em especial do Serviço de Pesquisa Experimental, como polo de desenvolvimento na área de pesquisa aplicada. Também destaco o edital da Fapergs, que tem como mérito viabilizar a transferência de conhecimento para a sociedade através do apoio à criação de empresas”, Explica a professora Ursula Matte.  Ela valoriza o apoio do Nitt e da administração do HCPA para viabilizar o projeto.
Conforme o coordenador do Nitt, professor Hugo Goulart de Oliveira,  as parcerias internas no HCPA, com a Fundação Médica e a UFRGS ficaram evidentes neste projeto.”A seleção de projetos no edital Doutor Empreendedor representa de maneira muito cristalina o papel do Nitt do HCPA:  apoiar e promover iniciativas criadoras para que elas alcancem benefício a sociedade. A incubação de novas empresas será uma das metas entre tantas outras iniciativas que estão sendo planejadas”, analisa.