Início do Conteúdo
Dez novos leitos de terapia intensiva já estão em funcionamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), para atendimento a pacientes graves da Covid-19. Exclusivamente com a realocação de equipamentos e pessoal, dez leitos foram instalados emergencialmente na área da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico - cujo movimento está reduzido, em função do cancelamento temporário de cirurgias eletivas. Com isso, está sendo possível reorganizar os fluxos internos, para atendimento tanto a pacientes da Covid-19 quanto portadores de outras doenças.

equipamentos 2

 
Ao mesmo tempo, seguem os preparativos para instalação do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Bloco B, um dos prédios recém-concluídos do Clínicas. Nesta quinta-feira, 26, um novo lote de equipamentos foi entregue, incluindo camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise. No início da semana, o Clínicas já havia recebido as primeiras camas.
Estes equipamentos foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Educação, como parte do plano de enfrentamento da Covid-19. A previsão é de que a instalação dos primeiros dez leitos de CTI no novo prédio esteja concluída até 2 de abril e, na sequência, sejam colocados à disposição da população. Para viabilizar a criação da unidade, estão sendo finalizados os procedimentos para obtenção do Habite-se parcial para o Bloco B, em parceria com a Prefeitura Municipal.

equipamentos 1

 
No início de março, o Governo Federal autorizou a liberação de R$ 47 milhões para o HCPA equipar o novo CTI, que está projetado para uma capacidade total de 105 leitos. A instalação será gradual, por módulos, conforme as necessidades surgidas em função do avanço da pandemia e conforme a velocidade de contratação de equipes para atuarem na nova estrutura. O hospital já começou a chamar profissionais de cadastro reserva para trabalharem na nova unidade.

equipamentos 3