Início do Conteúdo

Cirurgias: o HCPA suspendeu cirurgias ambulatoriais e demais procedimentos considerados não essenciais (pacientes que não sejam oncológicos ou de condição clínico-cirúrgica de menor gravidade) no Bloco Cirúrgico e Centro Cirúrgico Ambulatorial. Também suspendeu o agendamento de cirurgias, a partir dos atendimentos nos ambulatórios, exceto casos de extrema gravidade ou necessidade.

Transplantes: os transplantes de órgãos e tecidos estão restritos, e critérios para a sua execução serão determinados pelos programas e pelo Serviço de Transplantes. Paciente transplantado renal deve aguardar contato da equipe de transplantes ou ligar para 51.3359.8876, próximo de sua consulta.  

Consultas e exames: estão sendo mantidos apenas os atendimentos muito essenciais. Todos os pacientes com consultas, procedimentos ou exames agendados que possam ficar sem sua consulta nesse momento não devem comparecer. Na medida do possível, as equipes assistenciais estão realizando contatos com pacientes para orientar situações específicas que requeiram atendimento. Quem apresentar sintomas gripais não deve vir ao HCPA. O hospital entrará em contato para a remarcação de todas as consultas posteriormente.

Medicamentos: receitas de medicamentos comuns terão seu prazo de vigência automaticamente prorrogado por um ano, e as de medicamentos controlados, por seis meses. Não é necessário comparecer ao hospital para renová-las.

Acompanhantes e visitas: visitas aos andares de internação estão suspensas. Além disso, acompanhantes serão permitidos apenas mediante avaliação da Enfermagem. Os acompanhantes que não precisam permanecer com o paciente vão receber orientações do melhor horário para obterem informações do familiar.

 As visitas aos pacientes na Emergência ficam restritas a uma pessoa, das 16h às 16h30. Os pacientes com a Covid-19 não podem receber visitas. As informações referentes a eles serão transmitidas, diariamente, pelas equipes assistenciais,  por meio de ligação telefônica ao contato do prontuário, das 16h às 18h.

Idosos com mais de 60 anos, imunodeprimidos, que apresentem febre, sintomas respiratórios ou contato prévio com paciente suspeito ou confirmado da Covid-19 não poderão realizar visitas ou acompanhar pacientes no HCPA.. A circulação de crianças, visitando e acompanhando pacientes, está proibida no hospital.

Visitas ao CTI: não serão permitidas visitas a pacientes suspeitos e com confirmação de Covid-19. As informações sobre estes pacientes serão transmitidas através de contato telefônico, das 16h às 18h.

As medidas visam diminuir aglomerações e adequar recursos e espaços físicos envolvidos nos planos de contingência ao enfrentamento do coronavírus.