Início do Conteúdo

Cada vez mais empenhado em ser uma instituição sustentável, tanto ambiental como economicamente, profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) visitaram o projeto Green Carbon nos dias 4 e 5 de março, em Lages/SC. A NDD - Soluções Inteligentes - planta uma árvore a cada 7,5 mil folhas de papel impressas, com o objetivo de neutralizar a emissão de CO² e beneficiar o meio ambiente. O plantio de pinus é realizado nas fazendas administradas pela empresa em Santa Catarina.

visita 2

O HCPA, por meio do Grupo CPA, que fornece serviços de impressão para o hospital, já é parceiro da iniciativa ecológica há seis meses. Com a quantidade de impressões feitas no hospital nesse período, 1,2 mil árvores foram plantadas em nome do HCPA, realizando assim a compensação ambiental desse consumo. "Por ora, estamos em fase experimental desta ferramenta de gestão, mas já notamos resultados positivos, como redução da média de impressões e ampliação da conscientização ambiental. Conhecer in loco o trabalho foi importante para saber da dimensão e da funcionalidade do projeto", destaca o coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), Valter Ferreira da Silva. Além de profissionais da CGTIC, a Coordenadoria de Comunicação do HCPA também foi representada na visita técnica.

A equipe conheceu o Green Carbon  que, com base no número de folhas impressas em sua empresa, realiza o cálculo do número de árvores necessárias a serem concedidas à natureza para neutralizar CO². O projeto é administrado pela NDD no centro de Lages, que hoje tem mais de 400 funcionários e representantes em 23 países. A empresa possui uma central de dados onde são armazenadas as contabilizações de folhas impressas pelos clientes e convertidas em plantio de árvores, com mais de 12 bilhões de páginas processadas por ano. Os dados estatísticos das impressões são coletados por meio do software de gestão desenvolvido pela empresa.

visita 1

Após apresentação da estrutura e reunião, os profissionais visitaram uma das fazendas onde estão plantadas cerca de 50 mil árvores, incluindo as do HCPA. Nas cinco fazendas, que somam 224 hectares, são cultivadas mais de 448 mil plantas. Entre os objetivos da visita, a equipe buscou informações para efetivar e ampliar a gestão de sustentabilidade no Hospital de Clínicas. Além de reduzir e fazer melhor a gestão do consumo de papel, a quantidade usada é compensada ecologicamente. “É um ganha-ganha, as empresas ganham e o meio ambiente também”, ressalta o presidente da NDD, Valmir Tortelli.