Os novos blocos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) aumentaram a área construída em 70%. As estruturas, somadas a qualificação das equipes da instituição, contribuirão significativamente para atender as necessidades da sociedade gaúcha. Nesta sexta-feira (28), os prédios foram apresentados para autoridades nacionais, estaduais e municipais da área da saúde, valorizando a capacidade de dar atenção aos possíveis atendimentos relativos ao coronavírus.

visita ministerio da saude erno 28.02 157

Com os novos blocos, será possível ampliar os leitos de tratamento intensivo dos atuais 53 para 105. A diretora-presidente, Nadine Clausell, ressaltou que o HCPA tem uma entrega de altíssimo padrão. “Esse hospital tem capacitação diferenciada, equipe treinada. Temos compromisso com gestão, eficiência e transparência para fazer o Clínicas sempre melhor”.

visita ministerio da saude erno 28.02 374

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim avalia que a presença das autoridades marca a união em favor da efetivação dos novos espaços. “Hospitais que funcionam bem tem qualidade e escala. O HCPA e a UFRGS tem capacidade intelectual para propor modelo inovador para ampliação do hospital, dando alta reposta para a sociedade, fortalecendo o sistema e reduzindo a segmentação da saúde”, referiu.

O governador Eduardo Leite valorizou os investimentos feitos no Clínicas e comentou a regularização dos repasses do Estado para a saúde. “A relevância do Hospital de Clínicas é muito grande, principalmente no atendimento e na atenção à alta complexidade”. A concepção sistêmica da saúde marcou a fala do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. “Estamos muito felizes com parcerias que nos permitiram avançar em atenção terciária e primária. A expansão da atenção básica de Porto Alegre vai ser extremamente útil para enfrentar, nos próximos meses de inverno, esse cenário do novo coronavírus” afirmou.

visita ministerio da saude erno 28.02 487

Para o reitor da UFRGS, professor Rui Oppermann, a força que une HCPA e a universidade garante a capacidade de responder as necessidades pré-estabelecidas ou as que surgem, como o novo coronavírus. “Temos certeza de que comunidade estará mobilizada para atender a esta urgência”, concluiu.

Também estiveram presentes na visita a secretaria estadual da saúde, Arita Bergmann;o secretário estadual de  Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb;  o secretário municipal da saúde, Pablo Sturmer, e o adjunto Natan Katz; A diretora da Faculdade de Medicina, Lucia Kliemann; a diretora da Escola de Enfermagem, Gisela Souto de Moura;  o Diretor de regulação a Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade; o deputado estadual Frederico Antunes e a vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian.