Início do Conteúdo

A conta não fechou em fevereiro dos últimos três anos e, o desequilíbrio maior ainda se dá na época do Carnaval. Enquanto o número de doadores de sangue cai, em média, 39% em relação ao volume habitual de coletas, a demanda por transplantes de órgãos aumenta em até 20% no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nesse período. “Carnaval, feriado de Navegantes e volta às aulas impactam negativamente na doação de sangue. Em contrapartida, as pessoas viajam mais e acidentes acontecem, crescendo a oferta de doação órgãos. Mas, quando não tem sangue no estoque, os transplantes são impactados diretamente”, explica o chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas, Leo Sekine.

Além disso, o suporte aos acidentados que necessitam de sangue segue 24 horas, de segunda a segunda. “Também toda a rotina costumeira do hospital se mantém, entre elas as cirurgias e o atendimento de pacientes de alta complexidade. E, para este tipo de assistência, há um grande contingente de transfusões”, ressalta Leo.

O HCPA está com os estoques críticos para quatro tipos de sangue. Esta situação tende a piorar antes e depois do Carnaval, caso a população não se mobilize para doar. O estoque de sangue pode ser visualizado em: http://bit.ly/2ylwMDJ.

O Banco de Sangue fica na Rua São Manoel, 543 - 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h (limitado a 80 doadores). Para agilizar o atendimento, é possível agendar a doação através do link https://bit.ly/2HLaY9z.