Início do Conteúdo

O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, recebeu nesta sexta-feira (7), em seu gabinete, a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Nadine Clausell; o coordenador do Grupo de Ensino, José Geraldo Lopes Ramos; e a coordenadora financeira, Neiva Finato.

photo 2020 02 07 12 09 06

O objetivo da audiência solicitada pelo HCPA era apresentar a instituição, sua produção em 2019 e os projetos para a ocupação gradual dos blocos B e C, a partir de 2020, os quais incluem a necessidade de recursos para aquisição  de equipamentos. Nadine também convidou o ministro a estar presente na solenidade de inauguração dos novos prédios, provavelmente em abril.

Weintraub abordou, ainda, a intenção do Ministério da Educação de ampliar o número de vagas para residência médica em todo o país. O ministro ressaltou que o HCPA pode inserir-se na iniciativa, aproveitando a expansão física, e solicitou que sejam enviados projetos neste sentido.

Também participaram da reunião representantes de diferentes áreas do Ministério: Auro Tanaka e Mônica Rosa (Gabinete do ministro); Maria Fernanda Bittencourt (Secretaria Especial de Administração); Roberto Endrigo e Claudia Reis (Secretaria de Ensino Superior); Adalton Rocha (Subsecretaria de Planejamento e Orçamento); e Oswaldo Ferreira (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Segundo Nadine, o ministro e sua equipe demonstraram grande interesse pela atuação do hospital e receptividade para apoiar projetos da instituição. 

photo 2020 02 07 12 09 06 1Crédito das fotos: Luis Fortes/MEC
 
OS NÚMEROS DO HCPA
Além da entrega de material detalhado sobre  os novo prédios, foram apresentadas as seguintes informações sobre a produção do HCPA em 2019:
slide relatorio hcpa