Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Enfermagem Ambulatorial (Seamb), anteriormente denominado de Serviço de Enfermagem em Saúde Pública (Sesp), presta assistência de Enfermagem ambulatorial através da consulta de Enfermagem, grupos educativos, visitas domiciliares e procedimentos específicos de acordo com os Programas de Saúde da Criança, da Mulher, do Adulto e Idoso e de Saúde Mental.

Atualmente, o Seamb é composto por duas unidades, que integram 14 zonas ambulatoriais e o Centro de Pronto Diagnóstico Ambulatorial (CPDA), localizados nos andares térreo e subsolo do HCPA.

Consulta de Enfermagem
É realizada em consultório, nas zonas ambulatoriais, onde o paciente é avaliado por meio da anamnese e exame físico. As agendas das consultas são planejadas de acordo com os programas de atenção à saúde, descritos a seguir:

• Programa de Saúde da Criança: Assistência de Enfermagem à Criança, Assistência de Enfermagem à Criança Fenda Labial Palatina, Assistência de Enfermagem à Criança de Risco, Enfermagem Cuidado à Criança em uso de Equipamento Hospitalar, Assistência de Enfermagem à Criança/Adolescente com erros inatos de metabolismo.
• Programa de Saúde da Mulher: Enfermagem em Mastologia, Enfermagem Oncogenital, Enfermagem Casais Inférteis, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Planejamento Familiar.
• Programa de Saúde do Adulto e do Idoso: Enfermagem Anticoagulados, Enfermagem Prevenção e Tratamento de Feridas, Enfermagem Pé Diabético, Enfermagem Adulto Diabético, Enfermagem Pneumológica, Enfermagem Dermatológica, Enfermagem Urológica, Enfermagem Paliativa, Enfermagem em Reabilitação, Enfermagem em Artroplastia de Quadril, Enfermagem Cirurgia Bariátrica, Enfermagem Ostomizados.
• Programa de Enfermagem em Saúde Mental: Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Transtorno Alimentar, Enfermagem Psiquiátrica Bariátrica.

Visita Domiciliar
• Unidade de Enfermagem Ambulatorial: visita domiciliar a pacientes que realizarão cirurgia de artroplastia de quadril.

Consultorias
Atualmente são disponibilizadas consultorias (solicitadas pela enfermeira ou pela equipe médica através do sistema informatizado) para pacientes ostomizados adultos e pediátricos e para o tratamento de feridas, vinculado à Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas.

Grupos de Educação para a Saúde
Os grupos são coordenados por enfermeiros do Seamb ou por professores da Escola de Enfermagem da Ufrgs. Mais informações em http://www.hcpa.edu.br/content/view/153/199/.

O que nos diferencia

Além de incentivar as atividades que integram a assistência ambulatorial, o ensino e a pesquisa, o Seamb foi pioneiro no Brasil na implantação da consulta de Enfermagem, enquanto atividade independente do enfermeiro, oferecida de forma sistemática e contínua à comunidade. Essa iniciativa influenciou na regulamentação da Lei do Exercício Profissional de 1986, definindo a consulta de Enfermagem como atividade privativa do enfermeiro.

Nossa equipe

Professoras:
Profª Deise Lisboa Riquinho – chefe do Serviço de Enfermagem Ambulatorial
Mauriur Gomes Begheto - assessora do Serviço

Chefes de Unidade
Enfª Beatriz Hoppen Mazui - Unidade de Enfermagem Ambulatorial Área 2
Enfª Laiza Simone Garcia Quadros - Unidade de Enfermagem Ambulatorial Área 1

 
Enfermeiras
Programa de Saúde da Criança: Solanger Perrone.
Programa de Saúde da Mulher: Laiza Garcia, Karoline Maturana Ritter e Maria de Fátima Francisco. 
Programa de Saúde do Adulto e do Idoso: Beatriz Mazui, Ivana Linhares Kern, Luciana Foppa, Márcia Fabris, Márcia Nascimento, Silvete Schneider, Solange Boaz, Trinidad Correa Noé, Luciana Zinn, Luciana Ramos Correa Pinto, Kelly Cristina Milioni Telles, Mitieli Vizcaychipi Disconzi, Fracine Melo da Costa e Gustavo Haas Lermen. 
Programa de Enfermagem em Saúde Mental: Andressa da Silva Behenck e Elen Gineste Baccin.

O Seamb conta ainda com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Contato

Nome: Serviço de Enfermagem Ambulatorial (Seamb)

Telefone: (51) 3359.8573

Chefia: Profª Deise Lisboa Riquinho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)